Brechando/Curiosidades / Rolando votação popular no Senado sobre PEC 241

Rolando votação popular no Senado sobre PEC 241

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 foi aprovada em outubro pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado. Mas, e agora qual o destino dela? Depois que o presidente da Câmara, no caso Rodrigo Maia, encaminhou para o Senado e lá esta proposta mudou de nome. Agora, ela se chama PEC 55. Para…

Compartilhe:

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 foi aprovada em outubro pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado. Mas, e agora qual o destino dela? Depois que o presidente da Câmara, no caso Rodrigo Maia, encaminhou para o Senado e lá esta proposta mudou de nome. Agora, ela se chama PEC 55.

Para saber mais o andamento é só clicar neste link.

Ao mesmo tempo, o Senado está fazendo uma consulta popular para saber como está a votação, que até o momento o “Não” está ganhando com 319 mil contra 20 mil  daqueles que querem a sua aprovação.

Neste momento, ela está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (Secretaria de Apoio à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania).

Durante o período que ainda estava em exercício, o presidente Michel Temer (PMDB) criou a PEC, no qual atualmente está na Câmara dos Deputados. Muita gente está perdida e quer saber o que ele quer com isso. Na verdade, a ideia é criar um Novo Regime Fiscal, que vai atingir todas as esferas da federação.

A lei propõe que será fixado, para cada exercício, limite individualizado para a despesa primária total do Poder Executivo, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, inclusive o Tribunal de Contas da União, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União. Esse limite deve manter durante 20 anos.

A mudança já começaria no ano que vem, quando os valores das despesas primárias seria corrigida de acordo com a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de janeiro a dezembro de 2016. Aí no de 2018, este valor seria corrigido com a inflação de 2017 e assim por diante até completar esses 20 anos.

O motivo para isso seria uma forma de ajustar a elaboração e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, a estimativa proposta pelo Poder Executivo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon