No meio da Via Costeira e o início do bairro de Areia Preta tem a Praia de Miami, no qual também é denominada de praia de Areia Preta (apesar de muitos natalenses a chamarem pelo primeiro nome citado) e é bastante frequentada pelos surfistas da cidade por causa das ondas gigantes e do mar um pouco mais agitado que Ponta Negra. O nome é Areia Preta por conta da areia da praia ser mais escura que as outras praias urbanas existentes na capital do Rio Grande do Norte.
Apesar de ser bastante conhecida, a mesma não é tão badalada quanto a Praia do Meio e de Ponta Negra, tem poucas barracas de praias, é mais tranquilo e de fácil acesso, podendo chegá-la ou na ladeira do sol ou na Via Costeira.
Esta recebeu este nome na época que os americanos instalaram lá a base militar durante a Segunda Guerra Mundial, no qual os hábitos da cidade mudaram completamente. A praia também é bastante frequentada por moradores de Mãe Luiza, bairro periférico da cidade, onde eles descem as escadas de acesso à Avenida Sylvio Pedroza, principal do bairro de Areia Preta.
É um dos sete pontos da “Área Especial de Interesse Turístico” do litoral e onde estão localizados prédios luxuosos. Devido ao esgoto à céu aberto, muitos consideram esta praia imprópria para banho, no qual já foi noticiado várias vezes nos principais jornais da cidade, onde alguns surfistas já realizaram alguns protestos pedindo à Prefeitura tomar alguma atitude sobre o assunto.
Na Areia Preta de onde dá para ver o Farol de Mãe Luíza, localizado no Parque das Dunas. O local também é conhecido pelo monumento do relógio do sol, que fica na parte principal da praia, onde os raios solares formam os ponteiros e o banhista pode ver as horas nessa seguinte forma.
Deixe um comentário