Brechando/Cidades / A história da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação

A história da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação

Hoje é sábado, 21 de novembro. Dia da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação. Você sabe como começou esta tradição? Não? Como o Brechando é um blog de curiosidades, nós vamos contar um pouco sobre como a santa apareceu em nossas vidas. Deveria ser uma quarta-feira comum para um grupo de pescadores do Rio…

Compartilhe:

Hoje é sábado, 21 de novembro. Dia da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação. Você sabe como começou esta tradição? Não? Como o Brechando é um blog de curiosidades, nós vamos contar um pouco sobre como a santa apareceu em nossas vidas.

Deveria ser uma quarta-feira comum para um grupo de pescadores do Rio Potengi. Mas, não foi. No dia 21 de novembro de 1753, enquanto estavam navegando sobre a “água de camarão” (significado do nome do rio, conforme falamos neste link), eles viram um caixote de madeira, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: “Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá” .

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário.

Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal em Natal. Seus festejos se estendem desde 11 até 21 de novembro, com missas e celebrações, principalmente, na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral) e na Catedral Metropolitana.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus