As eleições gerais de 2021 marcaram sobre o questionamento do uso da urna eletrônica do Brasil sob o argumento que outro país não tinha. Mas, será que este argumento é válido? Pesquisando a história da urna brasileira, um dos assuntos do nossa especial Eleições 2022.
Mas a urna eletrônica também se utiliza em outros países além do Brasil? Sim, inclusive em países grandes, como a Índia e a França. Vamos explicar com mais detalhes sobre o uso desse dispositivo a seguir.
Segundo o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (IDEA Internacional), 23 países usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais e outros 18 as utilizam em pleitos regionais, para cargo de prefeitos e vereadores.
Entre os países estão o Canadá, a Índia e a França, além dos Estados Unidos, com urnas eletrônicas em alguns estados. Eu traduzi o mapa do IDEA para poder mostrar melhor. Para ampliar a imagem é só clicar.

Sim, alguns países utilizam a urna para realizar a contagem de votos de uma forma mais rápida e eficaz, uma vez que contar de forma manual pode fazer com que o resultado demore dias para ficar pronto.
Você sabia desta informação? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.
Deixe um comentário