Início » Cidades » TV Tropical foi afiliada da TV Manchete

TV Tropical foi afiliada da TV Manchete

TV Tropical Manchete

Há mais de 20 anos a TV Tropical de Natal é afiliada à Record, mas a emissora existe há mais de 30 e, por muito tempo, foi afiliada à antiga TV Manchete, conhecida primeiramente pela as suas novelas e exibições de anime. Saiba desta curiosidade no post. Origem da TV Manchete No final dos anos…

Compartilhe:

Há mais de 20 anos a TV Tropical de Natal é afiliada à Record, mas a emissora existe há mais de 30 e, por muito tempo, foi afiliada à antiga TV Manchete, conhecida primeiramente pela as suas novelas e exibições de anime. Saiba desta curiosidade no post.

Origem da TV Manchete

No final dos anos 1970, o empresário Adolpho Bloch se interessou pela televisão, o único meio de comunicação onde ainda não atuava. Ele era dono da revista semanal Manchete e no início da década de 80 participou do leilão das concessões de canais extintos, como a TV Tupi. Para quem não sabe, a obtenção de um canal na tv aberta precisa entrar em um processo licitatório do Ministério das Comunicações

Ele demorou três anos para que o canal ficasse pronto e gastou mais de 50 milhões de cruzeiros para trazer equipamentos vindos do Japão e Estados Unidos. Como previsto, a Rede Manchete foi ao ar às 19h do dia 5 de junho de 1983 e ficou conhecida pelas suas novelas, além das coberturas do carnaval. 

Origem da TV Tropical

Anterior a existência da TV Tropical, o canal 8 VHF de Natal era uma retransmissora da TV Jornal do Commercio de Recife, Pernambuco, na época afiliada à Rede Bandeirantes, que havia sido instalada em 1985. Com a ida da emissora pernambucana para o SBT, representada em Natal pela TV Ponta Negra, a retransmissora continuou com a transmissão integral da Rede Bandeirantes até a estreia da futura ocupante. 

A TV Tropical entrou no ar em 31 de outubro de 1987, sendo afiliada à Rede Manchete. Antes da emissora entrar no ar, o político Tarcísio Maia, já havia ganhado concessão da geradora de TV no canal 8 no Governo Sarney e construído a sede da futura emissora. Sua história tem forte influência política no conteúdo de sua programação. 

Ainda hoje são frequentes as inserções de pronunciamentos inteiros de seus proprietários, José Agripino Maia e Felipe Maia

A TV Tropical inicialmente surgiu como afiliada da TV Manchete, visto que era considerada uma emissora que estava em franca ascensão. Apesar de transmitir a programação da Manchete, a Tropical era conhecida por exibir próprios programas. Sem contar que era o espaço para Agripino emitir a sua opinião como senador da República.

Quando a TV Tropical mudou de afiliada

No final dos anos 90, com a crise econômica da Manchete, a TV Tropical, por conseguinte, tornou-se afiliada da Record, que após a compra de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, estava saindo finalmente da falência.

Ainda começava a expandir a sua programação para o Brasil, deixando de ser apenas uma emissora conhecida na região Sudeste. Assim, com a crise da Manchete, em 1998, após 10 anos, a TV Tropical resolveu mudar de afiliada

Veja o vídeo a seguir a Record anunciando a nova afiliada em Natal:

Manchete fechou quando?

A partir de 1998, a Rede Manchete entra em grande desgaste por conta da queda de audiência, dívidas em alta e má administração.  Além disso, vários protestos e greves eclodiram, ao passo de cortes de transmissão que foram impostos diretamente pelos funcionários. Com a situação totalmente fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, que já era presente na programação da emissora de forma independente. Tratou com o Grupo Bloch do processo com a finalidade de comprar a rede. Além disso, se comprometeu a regularizar toda a sua situação até o momento, desde a quitação das dívidas até o pagamento de salários atrasados. 

Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da RedeTV!.

Sabia dessa curiosidade? Deixe, portanto, o seu comentário!

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus