TV Tropical foi afiliada da TV Manchete

TV Tropical foi afiliada da TV Manchete

Compartilhe:

Há mais de 20 anos a TV Tropical de Natal é afiliada à Record, mas a emissora existe há mais de 30 e, por muito tempo, foi afiliada à antiga TV Manchete, conhecida primeiramente pela as suas novelas e exibições de anime. Saiba desta curiosidade no post.

Origem da TV Manchete

No final dos anos 1970, o empresário Adolpho Bloch se interessou pela televisão, o único meio de comunicação onde ainda não atuava. Ele era dono da revista semanal Manchete e no início da década de 80 participou do leilão das concessões de canais extintos, como a TV Tupi. Para quem não sabe, a obtenção de um canal na tv aberta precisa entrar em um processo licitatório do Ministério das Comunicações

Ele demorou três anos para que o canal ficasse pronto e gastou mais de 50 milhões de cruzeiros para trazer equipamentos vindos do Japão e Estados Unidos. Como previsto, a Rede Manchete foi ao ar às 19h do dia 5 de junho de 1983 e ficou conhecida pelas suas novelas, além das coberturas do carnaval. 

Origem da TV Tropical

Anterior a existência da TV Tropical, o canal 8 VHF de Natal era uma retransmissora da TV Jornal do Commercio de Recife, Pernambuco, na época afiliada à Rede Bandeirantes, que havia sido instalada em 1985. Com a ida da emissora pernambucana para o SBT, representada em Natal pela TV Ponta Negra, a retransmissora continuou com a transmissão integral da Rede Bandeirantes até a estreia da futura ocupante. 

A TV Tropical entrou no ar em 31 de outubro de 1987, sendo afiliada à Rede Manchete. Antes da emissora entrar no ar, o político Tarcísio Maia, já havia ganhado concessão da geradora de TV no canal 8 no Governo Sarney e construído a sede da futura emissora. Sua história tem forte influência política no conteúdo de sua programação. 

Você pode ler também:  De Natal para Argentina: Septo concorre a melhor websérie

Ainda hoje são frequentes as inserções de pronunciamentos inteiros de seus proprietários, José Agripino Maia e Felipe Maia

A TV Tropical inicialmente surgiu como afiliada da TV Manchete, visto que era considerada uma emissora que estava em franca ascensão. Apesar de transmitir a programação da Manchete, a Tropical era conhecida por exibir próprios programas. Sem contar que era o espaço para Agripino emitir a sua opinião como senador da República.

Quando a TV Tropical mudou de afiliada

No final dos anos 90, com a crise econômica da Manchete, a TV Tropical, por conseguinte, tornou-se afiliada da Record, que após a compra de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, estava saindo finalmente da falência.

Ainda começava a expandir a sua programação para o Brasil, deixando de ser apenas uma emissora conhecida na região Sudeste. Assim, com a crise da Manchete, em 1998, após 10 anos, a TV Tropical resolveu mudar de afiliada

Veja o vídeo a seguir a Record anunciando a nova afiliada em Natal:

Manchete fechou quando?

A partir de 1998, a Rede Manchete entra em grande desgaste por conta da queda de audiência, dívidas em alta e má administração.  Além disso, vários protestos e greves eclodiram, ao passo de cortes de transmissão que foram impostos diretamente pelos funcionários. Com a situação totalmente fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, que já era presente na programação da emissora de forma independente. Tratou com o Grupo Bloch do processo com a finalidade de comprar a rede. Além disso, se comprometeu a regularizar toda a sua situação até o momento, desde a quitação das dívidas até o pagamento de salários atrasados. 

Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da RedeTV!.

Você pode ler também:  Brechando vai ter sua segunda edição da revista e com pré-venda cheio de brindes

Sabia dessa curiosidade? Deixe, portanto, o seu comentário!

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí