Atualmente, o Sistema de Trens Urbanos do Rio Grande do Norte é operado em duas linhas ferroviárias com extensão total de 56,2 km. A primeira, no entanto, é a Linha Norte, que vai de Natal até Ceará-Mirim, que tem 38,5 quilômetros de linha. Além disso, contém 13 estações e mais duas em planejamento. A segunda linha, por sua vez, é a Linha Sul com 17,7 km, vai de Natal a Parnamirim, com 10 estações em operação.
O sistema é um braço da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Quem administra os trens?
A Superintendência de Trens Urbanos de Natal foi criada em 1988 e o seu sistema de transporte de passageiros sobre trilhos, atende a Região Metropolitana de Natal, cruzando os municípios de Extremoz, Ceará-Mirim e Parnamirim. Além disso, registra-se 13 mil passageiros por dia.
Os trens são por meio de Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT e, por conseguinte, de locomotivas diesel com carros de passageiros.
Quais são as linhas?
Linha Norte: Ceará-Mirim, Lagoa Grande, Massangana, Raposa, Extremoz, Estrela do Mar, Nordelândia, Nova Natal, Soledade, Santa Catarina, Igapó, Quintas, Alecrim I e Natal (na Ribeira).
Linha Sul: Natal (Ribeira), Nova Alecrim, Padre João Maria, Bom Pastor, Cidade Esperança, Prómorar, Pitimbu, Cidade Satélite, Jardim Aeroporto e Parnamirim. A tarifa atualmente custa R$ 2,50.
Quando falamos Ribeira, esta é aquela estação que fica próxima da praça Augusto Severo e do colégio Salesiano São José.
A seguir, o mapa com a linha do trem em Natal.
E os horários do trem em Natal?
Os trens de Natal funcionam de segunda a sábado, das 06 às 18 horas. Depende da parada que você deseja. Quer saber a hora de cada trem? Clique aqui.
Gostou do conteúdo? Compartilhe essa curiosidade para o máximo de pessoas.
Deixe um comentário