Origem da música “Paulinha”, de Calcinha Preta

Origem da música “Paulinha”, de Calcinha Preta

Compartilhe:

A cantora Paulinha Abelha está internada enfrentando uma batalha contra a insuficiência renal. Entretanto, o Brechando realizará uma homenagem à cantora conhecida pela formação clássica do Calcinha Preta, que é a banda de forró mais metaleira que conhecemos. Queremos falar da música que o título é seu nome.

Recentemente, dias após a publicação desta matéria a cantora morre aos 43 anos.

Além disso, Calcinha Preta é lembrada pelas versões em português de ritmos famosos no estrangeiro.

E Angra, Heart, Mariah Carey, Bruno Mars e entre outros artistas estão na playlist. Mas, a versão “Paulinha” foi a que mais marcou a banda, pois foi uma tiração de onda do fato da cantora Paulinha se casar com o outro cantor da banda, Marlos Abelha.

Como surgiu a carreira de cantora

Nascida em 16 de agosto de 1978, Paula de Menezes Nascimento iniciou sua carreira musical aos 12 anos, no interior do Sergipe.
Na época, ela cantou na banda Flor de Mel durante três anos e logo foi convidada para integrar o grupo Panela de Barro, quando conheceu Daniel Diau, mossoroense radicado em Sergipe.

Assim, juntamente com Diau, integraram a formação clássica do Calcinha Preta.

Ficou na banda até 2010. Ela deixou o grupo para seguir seu então marido, Marlus Viana, com a GDÓ do Forró. Nesta mesma época o hit “Paulinha” estourou nas rádios e virou sucesso, para os pesadelos das noivas que se chamavam Paula.

Versão inglesa da música “Without you”

“Without You” é uma música escrita por Pete Ham e Tom Evans, no qual foi lançada pela primeira vez pela banda Badfinger, onde a dupla era integrante. No entanto, ela fez sucesso com o cantor Harry Nilson, gravada no ano posterior.

Depois disso veio mais de 180 gravações, como a de Mariah Carey, que foi bastante sucesso em 1994, que por sinal foi mesmo ano que Nilson falecera.

Paulinha e “Without You” tem algo em comum

Em 2010, Calcinha Preta lançou a sua própria versão, no qual o eu-lírico reclamava que a Paulinha cansaria. Além disso, ele dizia que não vivia sem ela.

O mesmo mote que a canção original que fala sobre a última noite com a amada e não consegue viver sem ela. Apesar das letras serem totalmente diferente.

E quem compôs a música forrozeira foi Gilton Ferreira, que era empresário da banda e diziam que a Paulinha tinha um caso e o largou pra casar. O boato foi o motivo que a fez sair do grupo.

“O motivo que me fez deixar a Calcinha foi a história de uma suposta traição minha com o empresário Gilton Andrade. Eu imaginei que se estivesse continuado na banda iria confirmar todas aquelas acusações, eu e ele sempre fomos amigos, não queria complicar a vida de ninguém. Fui em busca do meu casamento.”, disse em entrevista ao portal do fã-clube.

O Ed Gama até fez uma piada sobre a música.

https://www.youtube.com/watch?v=Jm51Ow_5YSY

Ela voltou a vestir a calcinha preta

Apenas um ano depois, a cantora formou outra dupla com o companheiro e só voltou ao Calcinha Preta em 2014. No ano seguinte, ela se separou de Marlos Viana.

Após dois anos, ela deixou novamente a banda para formar a Gigantes do Brasil ao lado de seus ex-companheiros de Calcinha Preta, Silvânia Aquino e Daniel Diau. O último retorno ao grupo aconteceu em 2018, onde estava atualmente.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí