Brechando/Cidades / Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?

Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?

Cachoeira do Sapo

Cachoeira do sapo. Você já ouviu falar deste nome? Com certeza este nome primeiramente você escutou durante o programa do Mução,  do humorista potiguar Rodrigo Vieira, no qual ele se transforma em um idoso que vive no sertão e está há anos no rádio nordestino, enviando trotes para pessoas que não gostam dos apelidos. Entretanto,…

Compartilhe:

Cachoeira do sapo. Você já ouviu falar deste nome? Com certeza este nome primeiramente você escutou durante o programa do Mução,  do humorista potiguar Rodrigo Vieira, no qual ele se transforma em um idoso que vive no sertão e está há anos no rádio nordestino, enviando trotes para pessoas que não gostam dos apelidos. Entretanto, o personagem sempre diz que é de Cachoeira do Sapo e viemos afirmar, portanto, que esta região existe.

É um distrito que fica no município de Riachuelo, próximo de São Paulo do Potengi e fica distante de Natal por 71 quilômetros. Ou seja, em torno de uma hora você chega na cidade e mais alguns minutos no distrito, que fica nas margens da BR-304.

Pesquisando sobre a região, eu achei um cordel de Lino Sapo, no qual conta a história de Cachoeira do Sapo.

Enfim, a história de Cachoeira do Sapo

Os primeiros habitantes eram viajantes que saíam do agreste para visitar Macau com o objetivo de comprar sal. No meio do caminho, eles viram um lugar bonito, com um riacho, uma gruta com cachoeira e sapos fazendo barulho ao redor com a queda d’água e assim surgiu a região.

Ela passou por vários nomes como Olho D’Água da Gameleira e Riacho do Sapo. A área começou o povoamento após a chegada de fazendeiros na região, que ajudaram a construir a igreja e as primeiras residências.

Por que é um distrito de Riachuelo?

Por motivos políticos e ser um espaço de maioria de fazendas, o local é um distrito. Antes, Cachoeira do Sapo pertencia ao município de Macaíba, passando para São Paulo do Potengi. Somente em 1963, com a criação do município de Riachuelo, se tornou distrito da então nova cidade, permanecendo assim até hoje. A estrada para Cachoeira, a BR-304, chegou na região apenas em 1978. Para você ter uma ideia, a água encanada somente surgiu na gestão de Garibaldi Alves Filho em 1998, quando ele fez um extenso programa de adutoras.

Turismo na região

Um dos pontos fortes da região é o ecoturismo, no qual as pessoas fazem trilhas para conhecer a tão famosa gruta de Santa Inês, que fica, portanto, embaixo da cachoeira que recebeu o nome do distrito.  Além disso, tem espaço para rapel e aquele delicioso banho no famoso riacho.

Comentários

Uma resposta para “Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?”

  1. GILSIANO

    Parabéns pela reportagem minha amiga, muito legal só ouvia falar dessa região no program do mução !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus