Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?

Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?

Compartilhe:

Cachoeira do sapo. Você já ouviu falar deste nome? Com certeza este nome primeiramente você escutou durante o programa do Mução,  do humorista potiguar Rodrigo Vieira, no qual ele se transforma em um idoso que vive no sertão e está há anos no rádio nordestino, enviando trotes para pessoas que não gostam dos apelidos. Entretanto, o personagem sempre diz que é de Cachoeira do Sapo e viemos afirmar, portanto, que esta região existe.

É um distrito que fica no município de Riachuelo, próximo de São Paulo do Potengi e fica distante de Natal por 71 quilômetros. Ou seja, em torno de uma hora você chega na cidade e mais alguns minutos no distrito, que fica nas margens da BR-304.

Pesquisando sobre a região, eu achei um cordel de Lino Sapo, no qual conta a história de Cachoeira do Sapo.

Enfim, a história de Cachoeira do Sapo

Os primeiros habitantes eram viajantes que saíam do agreste para visitar Macau com o objetivo de comprar sal. No meio do caminho, eles viram um lugar bonito, com um riacho, uma gruta com cachoeira e sapos fazendo barulho ao redor com a queda d’água e assim surgiu a região.

Ela passou por vários nomes como Olho D’Água da Gameleira e Riacho do Sapo. A área começou o povoamento após a chegada de fazendeiros na região, que ajudaram a construir a igreja e as primeiras residências.

Por que é um distrito de Riachuelo?

Por motivos políticos e ser um espaço de maioria de fazendas, o local é um distrito. Antes, Cachoeira do Sapo pertencia ao município de Macaíba, passando para São Paulo do Potengi. Somente em 1963, com a criação do município de Riachuelo, se tornou distrito da então nova cidade, permanecendo assim até hoje. A estrada para Cachoeira, a BR-304, chegou na região apenas em 1978. Para você ter uma ideia, a água encanada somente surgiu na gestão de Garibaldi Alves Filho em 1998, quando ele fez um extenso programa de adutoras.

Você pode ler também:  Projeto da UFRN monitora focos de dengue em Natal

Turismo na região

Um dos pontos fortes da região é o ecoturismo, no qual as pessoas fazem trilhas para conhecer a tão famosa gruta de Santa Inês, que fica, portanto, embaixo da cachoeira que recebeu o nome do distrito.  Além disso, tem espaço para rapel e aquele delicioso banho no famoso riacho.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Região de Cachoeira do Sapo, terra de Mução, existe?”

  1. Parabéns pela reportagem minha amiga, muito legal só ouvia falar dessa região no program do mução !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí