Brechando/brechadas / Polvinhos de tricô ajudam na recuperação de recém-nascidos

Polvinhos de tricô ajudam na recuperação de recém-nascidos

projeto Octo

O projeto Octo Natal existe desde 2018. Desenvolve polvos de tricô para os bebês recém-nascidos e estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lá, voluntárias fazem os bichinhos de pelúcia e entregam nas maternidades. A intenção é fazer com que os prematuros se sintam acolhidos e os braços do polvo ajudam abraçar o bebê, assim…

Compartilhe:

O projeto Octo Natal existe desde 2018. Desenvolve polvos de tricô para os bebês recém-nascidos e estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lá, voluntárias fazem os bichinhos de pelúcia e entregam nas maternidades. A intenção é fazer com que os prematuros se sintam acolhidos e os braços do polvo ajudam abraçar o bebê, assim evitando que puxe os fios e sondas. Além disso, auxilia no posicionamento do bebê na incubadora, sem contar que transmite calma, proteção e amor.

O Octo Natal não tem fins lucrativos e já ajudaram a salvar vários guerreirinhos.  Os polvos nascem a partir das mãos de voluntárias que confeccionam a partir de materiais de doação. Portanto, elas não aceitam dinheiro, apenas doações de materiais e mão de obra voluntária.

Aqui tem um bebê fofinho segurando o polvo, mostrando que realmente ajuda na sua recuperação:

O projeto inicialmente surgiu na Dimarca em 2013, onde os pesquisadores descobriram que prematuros que ficavam junto a esses fofos e amados. Além disso, constataram que os bebês tinham batimentos cardíacos mais regulares, respiração melhor, e níveis mais altos de oxigenação em seu sangue.

Os tentáculos do polvo aparentemente lembram aos bebês o cordão umbilical de suas mamães, e a malha macia dos bichinhos é comparada ao útero.

Os polvos estão espalhados nas maternidades de Januário Cicco, Unimed, Hapvida e Divino Amor, em Parnamirim. Ainda mais que outros estados brasileiros estão aderindo cada vez mais a ideia.  Para fazer a doação dos materiais para os polvos é só clicar, portanto, neste link aqui.

As imagens que ilustraram esta matéria pertencem ao projeto.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus