Brechando/Cidades / Filmes online para assistir da Cineteca LGBTI+ da UFRN

Filmes online para assistir da Cineteca LGBTI+ da UFRN

Cineteca LGBTI+

Após o cancelamento do evento “Ela Mostra Ela”, que seria realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos (Tirésias), a organização resolveu, portanto, disponibilizar os links com o objetivo de fazer com que as pessoas possam assistir as produções neste período de quarentena, uma vez que o evento foi cancelado…

Compartilhe:

Após o cancelamento do evento “Ela Mostra Ela”, que seria realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos (Tirésias), a organização resolveu, portanto, disponibilizar os links com o objetivo de fazer com que as pessoas possam assistir as produções neste período de quarentena, uma vez que o evento foi cancelado por causa da suspensão das atividades na UFRN, devido a pandemia da Covid-19. A proposta é que os interessados possam, no entanto, aprofundar-se nas temáticas dos filmes ao assistir os filmes selecionados para a mostra.

Tirésias é um órgão dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As obras escolhidas foram selecionados a partir da Cineteca LGBTI+ da UFRN, projeto de extensão que, além de se constituir através da exibição e debate mensal dos filmes na UFRN, realiza levantamento e mapeamento de produção cinematográfica pertinente à discussão das questões de gênero e das sexualidades para diferentes setores da sociedade. A intenção é fazer com que essas produções tenham o maior alcance possível.

Dentro do projeto Cineteca LGBTI+ tem sugestões de filmes e indicações de debates a partir de cada uma das obras.

A mostra Ela Mostra Ela, ação de extensão construída em razão do Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado no dia 8 de março, procura refletir sobre diferentes contextos e experiências de diversas mulheres. Como forma de priorizar não apenas as narrativas sobre mulheres, mas as narrativas feitas por mulheres, a seleção dos filmes foi feita observando a presença delas na produção do roteiro e/ou direção das obras.

Confira a seguir os filmes que seriam exbibidos na Cineteca LGBTI+:

Os filmes podem ser compartilhados por outras pessoas livremente. Das três produções, duas são nacionais e a outra, no entanto, é uma animação vinda da França.

Persépolis (2007)

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Para assistir o filme completo é só clicar neste link: https://bit.ly/Persepoli5.

Um Atentado Violento ao Pudor (2017)

Cineteca LGBTI+

O filme mostra esses atravessamentos entre a vida de Keila e o movimento social das travestis, histórias que se confundem. Keila saiu de Pedreiras, interior do Maranhão, com 13 anos de idade, em busca de liberdade e novas experiências. Ganha o mundo, deixando para trás família e infância. Passa por Recife, Teresina e São Luís, estabelecendo residência em Salvador. Assim, como outras travestis, sua vida é interpelada pela violência e a militância se faz necessária como estratégia de sobrevivência.

Para asssitir o filme completo, clique no link: https://bit.ly/AtentadoAoPudor.

Que horas ela volta ? (2015)

A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val, todavia, recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Veja o filme neste link: https://bit.ly/QueHorasEla.

E, aí, bora assistir um filme para encerrar abril com chave de ouro?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus