Brechando/Utilidade Pública / UFRN vai produzir 55 mil litros de álcool 70%

UFRN vai produzir 55 mil litros de álcool 70%

álcool 70%

Após o Brechando divulgar que as empresas Ale e Sterbom se uniram para produzir álcool para as unidades básicas de sáude nas comunidades mais pobres do RN, outra instituição potiguar também produzirá o produto. É o caso do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nuplan/UFRN), que…

Compartilhe:

Após o Brechando divulgar que as empresas Ale e Sterbom se uniram para produzir álcool para as unidades básicas de sáude nas comunidades mais pobres do RN, outra instituição potiguar também produzirá o produto. É o caso do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nuplan/UFRN), que nos próximos cinco meses produzirão 55 mil litros de álcool 70%. De acordo com Agecom, a agência de notícias da UFRN, a elaboração já começa ainda nesta semana e é uma ação de parceria com o Governo do Estado para evitar a proliferação do Coronavírus.

O Núcleo estima alcançar uma capacidade de produção e envasamento de 11 toneladas/mil litros do produto por mês, e está disponibilizando sua infraestrutura para executar a diluição e manipulação do álcool, eficaz na desinfecção das mãos e objetos.

Enquanto não se consegue agilizar a importação de polímero, matéria prima para a produção de álcool em gel, em falta no mercado nacional, o Nuplam começará a produzir o produto líquido. Os insumos necessários, álcool, embalagem, rotulagem, serão destinados através de doação ou por meio de compra direta partilhada entre a UFRN e Estadp.

A direção do Nuplam, reforça que a unidade tem estrutura física, servidores qualificados e competência para atender a essa demanda, tendo em vista a escassez de produtos para a prevenção. “Estamos movimentando todos os esforços para assegurar essa produção com intenção de minimizar os efeitos dessa pandemia”, acrescenta a professora Lourena Mafra, vice-diretora do Nuplam em entrevista a Agecom.

Ao todo foram 14 casos confirmados da doença aqui no Rio Grande do Norte. Um dos avanços no estado foi a parceria da universidade, através do Instituto de Medicina Tropica, e o Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que irão fazer os testes do Covid-19 no RN, sem precisar levar mais para o estado do Pará, no qual os exames demoravam no mínimo sete dias para ficar pronto.

Foto acima do título: Cícero Oliveira (Agecom/UFRN)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus