Brechando/Cidades / Qual foi a maior chuva em Natal já registrada?

Qual foi a maior chuva em Natal já registrada?

Recentemente, o município de Touros está em estado de Calamidade Pública por conta das fortes chuvas que provocou uma enchente, deixando várias pessoas sem casa ou perdendo os móveis que tinham.  O decreto de calamidade foi assinado pelo prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (PP) no sábado (7) e publicado no Diário Oficial do…

Compartilhe:

Recentemente, o município de Touros está em estado de Calamidade Pública por conta das fortes chuvas que provocou uma enchente, deixando várias pessoas sem casa ou perdendo os móveis que tinham.  O decreto de calamidade foi assinado pelo prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (PP) no sábado (7) e publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (9).

As águas das chuvas invadiram casas e comércios da cidade. Moradores perderam móveis, roupas e objetos pessoais com a inundação. Segundo a Secretaria de Administração do município, cerca de 8 mil pesssoas foram atingidas direta e indiretamente por causa dos estragos provocados pelas chuvas, que deixaram 20 famílias desalojadas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram registrados mais de 200 mm de chuvas na região durante o final de semana. O grande volume de água causou inundação nos bairros Frei Damião, Conjunto Calcanhar, Portal de Touros e na comunidade de Praia do Cajueiro.

Ainda segundo a secretaria, mais de 150 pessoas, entre servidores e voluntários, estão atuando nas áreas mais efetadas. Além disso, um plantão social com equipe multidisciplinar ajuda aos moradores necessitados. Mas, como estão as chuvas em Natal? Apesar dos fortes alagamentos e problemas na capital do RN, esta não foi a maior chuva que a cidade teve este ano. 

No entanto, estas não foram as maiores chuvas do estado neste mês. O  Rio Grande do Norte registrou que o mês de abril foi o mais chuvosos da década (2010-2018), de acordo com a análise pluviométrica da Emparn.

No último mês, a média de chuva no Estado foi de 208 milímetros, 45,5% acima da média para o mês, que é de 143mm. Nas regiões Central e Oeste, essa média foi ainda maior. Na região Central a média para o mês de abril é de 127mm, este ano choveu 224,7mm, 76,1% acima da média. Já na região Oeste, a média esperada para abril é de 165,5mm, em 2018 choveu 266,7mm, 61,2% acima da média.

Na análise da chuva acumulada no ano de 2018, até o mês de abril, quando comparada como valor climatológico para o período de janeiro a abril, apresenta um desvio positivo climatológico de 33,5%, ou seja, choveu 33,5% acima da média esperada, conforme as previsões divulgadas pelo Núcleo de Meteorologia do Nordeste, em fevereiro deste ano.

A maior chuva de Natal, neste ano, aconteceu no dia 29 de março, quando choveu em torno de 91 milímetros.

Já a maior chuva registrada em todos os tempos foi no dia 30 de julho de 1998, quando choveu o dia inteiro e Natal acumulou 253,2 mm. As precipitações começaram no dia 28 e só terminaram no dia 30 de julho, causando enchente não só na capital potiguar, mas também na região Metropolitana. Ela durou 40 horas seguidas. Por causa disso, o mês de maior precipitação foi julho de 1998, com 791,8 mm acumulados.

Aqui colocamos uma reportagem da Folha de São Paulo, que retratou sobre a época.

Confira o infográfico sobre as chuvas de Natal neste ano:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus