Qual foi a maior chuva em Natal já registrada?

Qual foi a maior chuva em Natal já registrada?

Compartilhe:

Recentemente, o município de Touros está em estado de Calamidade Pública por conta das fortes chuvas que provocou uma enchente, deixando várias pessoas sem casa ou perdendo os móveis que tinham.  O decreto de calamidade foi assinado pelo prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (PP) no sábado (7) e publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (9).

As águas das chuvas invadiram casas e comércios da cidade. Moradores perderam móveis, roupas e objetos pessoais com a inundação. Segundo a Secretaria de Administração do município, cerca de 8 mil pesssoas foram atingidas direta e indiretamente por causa dos estragos provocados pelas chuvas, que deixaram 20 famílias desalojadas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram registrados mais de 200 mm de chuvas na região durante o final de semana. O grande volume de água causou inundação nos bairros Frei Damião, Conjunto Calcanhar, Portal de Touros e na comunidade de Praia do Cajueiro.

Ainda segundo a secretaria, mais de 150 pessoas, entre servidores e voluntários, estão atuando nas áreas mais efetadas. Além disso, um plantão social com equipe multidisciplinar ajuda aos moradores necessitados. Mas, como estão as chuvas em Natal? Apesar dos fortes alagamentos e problemas na capital do RN, esta não foi a maior chuva que a cidade teve este ano. 

No entanto, estas não foram as maiores chuvas do estado neste mês. O  Rio Grande do Norte registrou que o mês de abril foi o mais chuvosos da década (2010-2018), de acordo com a análise pluviométrica da Emparn.

No último mês, a média de chuva no Estado foi de 208 milímetros, 45,5% acima da média para o mês, que é de 143mm. Nas regiões Central e Oeste, essa média foi ainda maior. Na região Central a média para o mês de abril é de 127mm, este ano choveu 224,7mm, 76,1% acima da média. Já na região Oeste, a média esperada para abril é de 165,5mm, em 2018 choveu 266,7mm, 61,2% acima da média.

Na análise da chuva acumulada no ano de 2018, até o mês de abril, quando comparada como valor climatológico para o período de janeiro a abril, apresenta um desvio positivo climatológico de 33,5%, ou seja, choveu 33,5% acima da média esperada, conforme as previsões divulgadas pelo Núcleo de Meteorologia do Nordeste, em fevereiro deste ano.

A maior chuva de Natal, neste ano, aconteceu no dia 29 de março, quando choveu em torno de 91 milímetros.

Já a maior chuva registrada em todos os tempos foi no dia 30 de julho de 1998, quando choveu o dia inteiro e Natal acumulou 253,2 mm. As precipitações começaram no dia 28 e só terminaram no dia 30 de julho, causando enchente não só na capital potiguar, mas também na região Metropolitana. Ela durou 40 horas seguidas. Por causa disso, o mês de maior precipitação foi julho de 1998, com 791,8 mm acumulados.

Aqui colocamos uma reportagem da Folha de São Paulo, que retratou sobre a época.

Confira o infográfico sobre as chuvas de Natal neste ano:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí