Brechando/Cidades / Forte dos Reis Magos volta a ser administrado pelo Governo do Estado

Forte dos Reis Magos volta a ser administrado pelo Governo do Estado

Após nos últimos cinco anos ser administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), a Fortaleza (também conhecido como Forte) dos Reis Magos volta a ser administrado, na próxima quinta-feira (15), pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).  A transferência administrativa será feita através de um evento solene com a…

Compartilhe:

Após nos últimos cinco anos ser administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), a Fortaleza (também conhecido como Forte) dos Reis Magos volta a ser administrado, na próxima quinta-feira (15), pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).  A transferência administrativa será feita através de um evento solene com a assinatura dos representantes dos respectivos órgãos citados.

Pelo termo de cessão do equipamento, celebrado entre a FJA e o IPHAN por um período de 20 anos, caberá ao Governo do Estado conservar o imóvel, respondendo por todas as despesas de uso, guarda e preservação, seguindo as orientações do órgão federal.

Agora o Estado será responsável pela reforma do local, que se arrasta há um bom tempo. Desde 2013 estava sob a gestão do IPHAN, a reestruturação terá obras de restauração de piso, teto e acessibilidade, através de investimentos em torno de R$ 5 milhões a partir dos recursos estaduais. O monumento é um dos mais visitados pontos turísticos de Natal. A edificação conta um pouco da história da capital e de todo o estado do Rio Grande do Norte. Construído para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação está localizada na Praia do Forte.

A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis.

A Fortaleza foi tombada em 1949 e esteve sob administração da FJA até 2013. Uma grande intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do IPHAN.  Em 2013 a gestão foi transferida para a União.

Durante a gestão do IPHAN, o Superintendente Regional Armando Holanda, articulou a devolução do equipamento ao Governo do RN, devido a reduzida estrutura do órgão federal para a administração da Fortaleza. Na oportunidade, o projeto de restauração estava pronto e aprovado pelo IPHAN, cujas sucessivas mudanças na direção do órgão retardaram a transferência que agora se concretiza.

Comentários

Uma resposta para “Forte dos Reis Magos volta a ser administrado pelo Governo do Estado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus