Brechando/Cidades / Por que a cidade do Natal é antecedido de artigo masculino?

Por que a cidade do Natal é antecedido de artigo masculino?

Muitas vezes na hora de escrever um texto, eu já coloquei a frase “Cidade de Natal”. Mas, os editores sempre me corrigiam para “do Natal”. Então, eu perguntava: “Ué, não é a mesma coisa?”. Pesquisando mais sobre a cidade para o blog, eu descobri que não é a mesma coisa, uma vez que o o artigo…

Compartilhe:

Muitas vezes na hora de escrever um texto, eu já coloquei a frase “Cidade de Natal”. Mas, os editores sempre me corrigiam para “do Natal”. Então, eu perguntava: “Ué, não é a mesma coisa?”. Pesquisando mais sobre a cidade para o blog, eu descobri que não é a mesma coisa, uma vez que o o artigo 11 da constituição do Rio Grande do Norte, a cidade é referida com o artigo masculino: “A cidade do Natal é a Capital do Estado”.

Veja o referido artigo a seguir:

Art. 11. A cidade do Natal é a Capital do Estado.
Art. 12. São símbolos do Estado a bandeira, o brasão de armas e o hino, existentes na data da
promulgação desta Constituição.
Parágrafo único. Os Municípios podem ter símbolos próprios.

Para baixar a constituição do Rio Grande do Norte é só clicar aqui.

Isso também acontece com outras cidades brasileiras, como Recife, no qual também é antecedido pelo artigo definido e masculino. Diferentemente de São Paulo, cujo seu nome oficial é “Cidade de São Paulo”.

Vale lembrar que a cidade foi fundada em 25 de dezembro de 1599, dia em se comemora “o Natal”, palavra masculino. A gente explica neste texto aqui a origem da cidade.

Apesar disso, as pessoas já estão acostumadas a usar o nome “cidade de Natal” ou “cidade do Natal”, pois na língua portuguesa os dois nomes estão corretos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus