Brechando/Cidades / Exposição de graffiti em Natal homenageará a Rita Lee

Exposição de graffiti em Natal homenageará a Rita Lee

No dia 31 de dezembro deste ano, a cantora Rita Lee Jones de Carvalho, uma das percursoras do rock n’ roll brasileiro, completará 70 anos. Existem várias homenagens à ela espalhadas no país. Em Natal não vai ser diferente, visto que a nova edição do Graffiti Expo Show terá obras de arte urbana com ela de…

Compartilhe:

No dia 31 de dezembro deste ano, a cantora Rita Lee Jones de Carvalho, uma das percursoras do rock n’ roll brasileiro, completará 70 anos. Existem várias homenagens à ela espalhadas no país. Em Natal não vai ser diferente, visto que a nova edição do Graffiti Expo Show terá obras de arte urbana com ela de tema. A quinta edição acontecerá no dia 8 de novembro, na galeria da Capitania das Artes, no bairro de Cidade Alta.

Serão apresentados trabalhos em graffiti, colagens, moda, instalações, desenhos, fotografias, telas e outros suportes, técnicas e estilos.

Para a organização do evento, “Rita Lee fez de tudo em todos estes anos de música. Incorporou a marchinha de carnaval ao rock, inventou uma levada que levou brasileiros de todas as idades cantarem juntos, mostrou que a música jovem pode ter letras inteligentes e bonitas e provou que para ser brasileiro também é preciso saber olhar para o mundo.”.

O trabalho em homenagem à Rita Lee é organizado pelo produtor cultural Marcelo Veni, que também a homenageará na edição 2017 do “Prêmio Hangar de Música”.  Já a exposição ficará disponível ao público até o dia 31 de dezembro e faz parte das ações do Natal em Natal, programação de fim de ano, organizado pela Prefeitura do Natal.

Sobre Rita Lee

Rita Lee nasceu em São Paulo e é conhecida como a rainha do rock brasileiro. Além de cantora, ela é compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. Construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new age, a MPB, Bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Começou sua carreira em meados da década de 60 como integrantes do Mutantes. Depois, ela integrou a banda Tutti Frutti, que influencia até hoje diversas bandas de rock com o seu som psicodélico com pegada de hard rock.

Lee participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina,tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso. O álbum, Fruto Proibido (1975), lançado juntamente com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.

Em 1976, Lee começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Ambos tiveram o filho

Ela também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.

Com uma carreira que alcançou os 50 anos, Rita Lee passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 80 e uma revolução musical. Já se apresentou com inúmeros artistas que variam de Elis Regina, João Gilberto à banda Titãs.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus