Aplicativo com objetivo de segurança dentro do campus da UFRN é lançado

Cidades
Compartilhe:

Dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi lançado um aplicativo chamado “Campus Seguro”, no qual o objetivo é ajudar nas ocorrências policiais dentro da área da instituição de ensino. O produto foi desenvolvido pelo programa Smart Metropolis do Instituto Metrópole Digital (IMD), em parceria com a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), o aplicativo permite o cadastro e acompanhamento do status das ocorrências de seus usuários.

O Campus Seguro acompanha a proposta do aplicativo Rota, em que policiais na viatura mais próxima à ocorrência recebem via tablet o chamado enviado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), além de informações adicionais antes mesmo de chegarem ao local. Na ferramenta adaptada para a UFRN, a comunidade universitária pode cadastrar diretamente a ocorrência, que segue para a sala de monitoramento da DSP, onde os servidores localizam em um sistema de dashboard (aplicação para computador) os seguranças mais próximos e enviam o chamado por meio do aplicativo.

A iniciativa representa o pontapé inicial do projeto Smart Campus, coordenado pelo Smart Metropolis para desenvolver soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida da comunidade universitária. “Queremos transformar a UFRN em um campus inteligente, por isso temos planos de elaborar novas ferramentas.

O desenvolvimento foi feito pelo professor Fred Queiroz, Nélio Cacho e Eiji Adachi, junto com os alunos Bruno Cipolla Moreira e Ronaldo Gomes de Morais Júnior.

Para acessar o Campus Seguro, é necessário informar login e senha cadastrados para os sistemas integrados da UFRN, o que garante uso restrito da comunidade universitária. Após a identificação, é aberta a janela para cadastro da ocorrência a partir do seu tipo – assalto, colisão de veículos, consumo de drogas, entre outros – com a posterior localização da atitude suspeita. Em seguida, o usuário insere informações adicionais e finaliza o envio da ocorrência, cujo andamento pode ser acompanhado por meio de notificações no aplicativo.

O aplicativo está disponível para os dispositivos Android e em breve terá versão para o sistema operacional iOS. O contato com a segurança da UFRN também pode ser realizado por meio do telefone 08000 84 2050.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *