O cartão-postal é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma figura. Geralmente, os cartões-postais feitos pela cidade de Natal eram realizados a partir de fotografias de profissionais, como Jaeci.
A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.
Os primeiros cartões-postais emitidoseram de monopólio oficial e já vinham selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem esses cartões-postais para circularem pelos correios, depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.
Hoje, eles são instrumentos de pesquisa para saber como era Natal antigamente. Pesquisando no Mercado Livre, podemos encontrar alguns postais custando, no mínimo, R$ 120.
O Brechando coletou 10 destes cartões, que mostram Natal no início do século XX até a década de 1980. Veja os postais que selecionamos e, nas legendas, explicamos aonde foram tiradas estas fotos e os respectivos anos:
Deixe um comentário