Hoje é dia 20 de abril, Dia do Vinil. A data surgiu para como uma homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968. 10 anos depois, em 1978, no Rio de Janeiro, os saudosistas e colecionadores de discos decidiram dedicar esta data para celebrar a sua paixão pelo vinil.
O vinil foi desenvolvido em meados da década de 1940, permanecendo popular em todo o mundo até o surgimento do CD e de outras mídias mais avançadas. Atualmente, o disco de vinil voltou a se tornar popular, não pela sua praticidade, mas pela peculiaridade que o caracteriza.
Os vinis ressurgiram não com a mesma força comercial de outrora, mas como um objeto retrô, destinado principalmente para os verdadeiros amantes da música e desta clássica mídia.
Em Natal, por exemplo, existe vários lugares para vender vinis, no qual fizemos uma listinha logo abaixo. Confira as nossas dicas a seguir:
Sebo Balalaika
Balalaika fica por trás do prédio da Assembleia Legislativa, além de ser um sebo que vários discos disponíveis, também funciona como um estúdio, onde vários artistas potiguares ensaiam o seu som. Além disso, funciona como uma produtora cultura. Fica na Rua Vigário Bartolomeu, Cidade Alta, em frente ao Cine França.
Sunrise
Falar da Sunrise é mesma coisa que falar do Reginaldo Hendrix, o dono deste sebo e também um dos maiores colecionadores de discos em Natal. O apelido Hendrix veio por conta de sua paixão pelo guitarrista norte-americano Jimi Hendrix.Reginaldo é conhecido por tratar a sua coleção como seus filhos e um dos cuidados mais peculiares é lavá-los com água e sabão para deixá-los bem conservados. Seu sebo fica no Mercado de Petrópolis, na Avenida Hermes da Fonseca.
Cata Livros
Apesar do foco ser apenas em produções literárias, o sebo também vende outras coisas, inclusive discos dos mais variados artistas. O Cata Livros, considerado um dos mais antigos em Natal, fica na avenida Senador Salgado Filho, em frente a uma das unidades da Universidade Potiguar (UnP).
Lisboa
Junto com a Sunrise, o Sebo Lisboa ajuda na organização da Feira do Vinil, que acontece uma vez no mezanino do Mercado de Petrópolis, aonde eles também sede. Repetirei o endereço: Fica na Av. Hermes da Fonseca, 407, Petrópolis.
Discol
Não necessariamente vende discos, mas ela surgiu desde a época que vende LPs e segue firme até hoje na R. João Pessoa, no Centro de Natal.
Record
Record é uma loja que funciona na rua Ulisses Caldas, próximo da sede da Prefeitura do Natal. Lá vende CDs especializados em bandas de heavy metal, mas também vende alguns discos antigos. O endereço fica na R. Ulisses Caldas, 169, depois do prédio laranja aonde funcionou a Gato & Sapato e a Gracom.
Deixe um comentário