Brechando/Curiosidades / Você gosta de catuaba? Explicamos como ela se popularizou

Você gosta de catuaba? Explicamos como ela se popularizou

Foto da catuaba acima do título: Lara Paiva Carnaval chegando e serão momentos que beberei a Catuba, bebida queridinha das festas, principalmente nas festas dançantes que o público-alvo são os alternativos. Numa festa recente que fui, eu vi que de cada 10 pessoas que estavam na fila do bar, 8 estavam pedindo um copo de…

Compartilhe:

Foto da catuaba acima do título: Lara Paiva

Carnaval chegando e serão momentos que beberei a Catuba, bebida queridinha das festas, principalmente nas festas dançantes que o público-alvo são os alternativos. Numa festa recente que fui, eu vi que de cada 10 pessoas que estavam na fila do bar, 8 estavam pedindo um copo de catuaba. As pessoas tentam entender a popularização, visto que ela é conhecida por ter um nicho próprio.

Antigamente, quando se falava de Catuaba pensava numa bebida muito barata, que misturava com cana e um planta que tinha o mesmo efeito do viagra, conhecida nas festas de forró e da banda de forró “Catuaba com Amendoim”.

É muito comum, agora, ver gifs relacionados à bebida, como este vídeo da Raposinha Sapeca a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=v3zl_ficJwk

Ou este clipe da Aretuza Love:

Mas, quais são as qualidades da Catuaba? Esse gif explica bem direitinho:

Agora vamos explicar o porquê dela ter sido tão popularizada neste último dois anos, principalmente no carnaval de São Paulo e agora promete ser a bebida do verão 2017. Neste período, a Catuaba é responsável por 40% da venda das bebidas do grupo Arbor. O sucesso desta bebida se popularizou com a expansão da marca Selvagem, que foi criada no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1992. O nome é uma homenagem ao filme Instituto Selvagem, aquele conhecida pela famosa cruzada de perna de Sharon Stone.

Ela é diferente das outras catuabas que são feitas de cana de açúcar, pois ela é feita à base de vinho tinto, enriquecida com extrato de Catuaba, Marapuama e Guaraná. A Selvagem é a mesma fabricante da cerveja Therezópolis, que é uma das cervejas populares mais caras.

A fabricação dela acontece no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A unidade gaúcha processa a uva e a vinifica, enquanto a fluminense elabora e envasa os produtos e serve de centro de distribuição e de base administrativa do grupo.

Na região Norte e Nordeste, a catuaba é uma árvore pequena e vigorosa, que produz flores amarelas e cor-de-laranja, e pequenos frutos ovais, amarelados e não comestíveis. A planta cresce ao norte do Brasil, mais precisamente na floresta amazônica. Ela pertence à família Erythroxylaceae. A bebida é preparada com os ramos, a casca da raiz e folhas da planta. Com efeitos a longo prazo, além de aumentar a libido, a planta estimula o sistema nervoso central, é usada contra insônia, nervosismo e melhora a memória. Por isso, as pessoas enlouqueceram pela bebida.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus