Haverá mutirão para emissão de carteira de identidade em Natal

Haverá mutirão para emissão de carteira de identidade em Natal

Compartilhe:

Um hábito, que infelizmente, é comum em Natal é ver as pessoas sentadas na passarela de acesso entre os shoppings Via Direta e Natal Shopping. O motivo não é a espera do ônibus, mas uma forma de garantir o seu lugar no dia seguinte na Central do Cidadão, que fica no primeiro shopping citado, pois disponibilizam apenas 100 fichas diariamente. Este problema também acontece em outros lugares da cidade. Por causa disso, o Itep junto com a Central do Cidadão estão realizando um mutirão para emissão da 1º via de carteira de identidade. O objetivo da ação é reduzir as filas e absorver a grande demanda pelo documento nessa época do ano.

O atendimento é das 9h às 13h e serão oferecidas cerca de 100 fichas para a obtenção do documento. Os serviços da 2º e 3º vias continuam no regime normal. Na próxima semana, o mutirão será realizado na Central do Cidadão da Zona Norte, no Shopping Estação. O atendimento será de terça a quinta-feira, das 9h às 13h, com demanda diária de 100 identidades.

Ainda com o intuito de agilizar o atendimento para retirar o documento, as Centrais do Via Direta e Shopping Estação irão funcionar aos sábados.

A partir de março começa o atendimento alternado aos sábados, das 9h às 13h, para emissão da identidade. A Central do Via Direta funcionará no sábado 11 e 25, e a do Shopping Estação no sábado 18.

O que precisa levar ao emitir a carteira de identidade?

Qualquer cidadão brasileiro, nato, pode solicitar a confecção da identidade (1ª, 2ª ou 3ª via) nos postos de atendimento do Itep das Centrais do Cidadão. São vinte em todo o Rio Grande do Norte. Mas para isso é preciso está de posse da Certidão de Nascimento ou Casamento original, duas fotos 3×4, e CPF (se for o caso).

Para a emissão de 2ª e 3ª via, além dos documentos exigidos na primeira via, também é preciso conhecer o número do RG 1ª via e pagar taxa de R$ 25 e R$ 35, respectivamente.

Se a primeira identidade tiver sido confeccionada em outro estado, não é possível solicitar a segunda via no Rio Grande do Norte. Neste caso, será confeccionada uma 1º Via com numeração própria do RN. A emissão de identidades para estrangeiros é feita apenas na sede do Itep, localizada no bairro da Ribeira. Os documentos exigidos são os mesmos, porém há a obrigatoriedade da Certidão de Nascimento do requerente ter sido transcrita em cartório.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí