Brechando/Artistas Potiguares / Foi nesta casa que viveu o autor do livro Meu Pé de Laranja Lima

Foi nesta casa que viveu o autor do livro Meu Pé de Laranja Lima

Foto: Maluz Medeiros Os artistas Ayrton Alves e Maluz Medeiros, assim como eu, adoram brechar curiosidades de Natal. Recentemente, eles divulgaram uma foto da casa onde viveu o José Mauro de Vasconcelos, o autor do clássico brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”. Foi neste conjugado vermelho na Avenida Câmara Cascudo, no bairro da Ribeira, próximo…

Compartilhe:

Foto: Maluz Medeiros

Os artistas Ayrton Alves e Maluz Medeiros, assim como eu, adoram brechar curiosidades de Natal. Recentemente, eles divulgaram uma foto da casa onde viveu o José Mauro de Vasconcelos, o autor do clássico brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”. Foi neste conjugado vermelho na Avenida Câmara Cascudo, no bairro da Ribeira, próximo da Parada da Metropolitana, que ele viveu durante 15 anos.

Ele nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, mas devido às dificuldades financeiras dos seus familiares se mudou para Natal, onde foi criado pelos tios. O tio era o médico Ricardo Paes Barreto, irmão do Juvino Barreto. Sua vida na capital potiguar foi descrita no livro “Doidão”.

Em Natal, aprendeu a nadar sobre as margens do Rio Potengi. Ganhou vários campeonatos de natação, mas também gostava de futebol e subir em árvores. Foi no tempo de escola que conheceu Graciliano Ramos, Paulo Setúbal e José Lins do Rego.

Chegou a ingressar na Faculdade de Medicina, mas abandonou o curso para se mudar ao Rio de Janeiro.

José Mauro em uma das praias de Natal (Foto: Cinzas e Diamantes)

Lá no Rio, ele realizou inúmeros empregos desde treinador de boxe até vendedor de bananas. Depois, foi viver como pescador no litoral fluminense, onde não não ficou por muito tempo, partindo em seguida para o Recife. Mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como garçom de boate.

Obteve uma bolsa de estudos na Espanha, mas recusou. Junto com os irmãos Villas-Bôas pelos rios da região do Araguaia e da Floresta Amazônia, conhecendo o ambiente inóspito e lutando pelos índios, onde teve que fazer diversos trabalhos. Resultado disso foi o livro “Banana Brava”, de 1942.

Em 1945 publica “Barro Branco”, seu primeiro sucesso de crítica. Escreveu “Longe da Terra” (1949), “Vazante” (1951), “Arara Vermelha” (1953), “Arraia de Fogo” (1955).

José Mauro de Vasconcelos autografando um livro (Foto: Obvious Mag)

Seu primeiro grande sucesso veio com “Rosinha Minha Canoa” (1962). Nos anos seguintes escreveu “Doidão” (1963), “Coração de Vidro” (1964) e em 1968 seu maior sucesso popular, “Meu Pé de Laranja Lima”, onde relata a vida sofrida na infância e as buscas por mudanças. A obra foi adaptada para a televisão e para o cinema.

O livro conta sua história, no qual fala sobre um garoto de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Sua mãe trabalhava numa fábrica e o pai estava desempregado. Passavam por muitas dificuldades, pelo que as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos e, por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.

Faleceu em julho de 1984 em São Paulo.

Em Natal, no bairro de Capim Macio, ele se tornou nome de rua.

Comentários

Uma resposta para “Foi nesta casa que viveu o autor do livro Meu Pé de Laranja Lima”

  1. Nossa ! Lendo “Vamos Aquecer o Sol”, é que fiquei sabendo que ele morou em Natal. Morei em Natal por mais de vinte anos, e algumas referências que ele faz me deu saudade. Eu já li o livro, “Meu Pé de Laranja Lima” algumas vezes…,não li mais vezes senão me desidrato…chooooro que só uma condenada…minhas filhas morrem de ri de mim.
    Amo José mAURO DE vASCONCELOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus