Um dos assuntos recorrentes nos noticiários locais e nacionais são as constantes rebeliões que ocorrem em Alcaçuz, maior penitenciária do Rio Grande do Norte e existe há 19 anos. Neste momento, ela passa por períodos turbulentos, devidos às rebeliões causada pelos conflitos entre as facções do Primeiro Comando da Capital (PCC) e Sindicato do Crime do RN.
Atualização: O Governo do Estado na noite desta quarta-feira (25) decretou que a Penitenciária de Alcaçuz iria ser desativada após a inauguração da unidade prisional que está sendo construída em Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró.
O Brechando coletou algumas informações sobre a penitenciária na época que foi inaugurada e colocaremos a seguir:
1) Ela foi inaugurada no dia 26 de março de 1998
2) O nome original é Doutor Francisco Nogueira Fernandes
3) Francisco Nogueira Fernandes era um promotor nascido na cidade de São Miguel e foi Procurador-Geral da Justiça, que se aposentou no início da década de 70
4) Inicialmente, ela era para receber apenas presos sentenciado
5) Hoje, Alcaçuz abriga 1300 detentos. O dobro das vagas estabelecidas
6) É nome de uma planta adocicada que parece uma macaxeira
7) Este era o limite de vagas estabelecido em Alcaçuz, que foi inaugurado por Garibaldi Alves Filho. Na época não tinha o quinto pavilhão
8) Na época que foi inaugurado, Carlos Eduardo Alves, atual prefeito de Natal, era o titular pasta da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, responsável por quem administra as penitenciárias do RN.
9) No dia 1 de abril do mesmo ano, ele deixou a pasta e quem assumiu foi Gilson Oliveira de Xavier
10) Carlos Eduardo voltou a ser titular da Sejuc mais quatro vezes
Deixe um comentário