Nesta foto acima mostra como foi a edição deste festival, no qual várias pessoas da Malásia interagiram com instrumentos de diversos cantos do mundo. A partir de hoje (10) isso acontece em Natal, pois começa o Global Music Network, realizado em associação por escolas de nível superior em música, teatro e dança, acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais precisamente na Escola de Música. O evento, bianual, recebe 150 músicos de 25 países e essa é sua primeira edição na América do Sul.
Confira como foi a última edição do evento:
O festival é organizado pela Glomus, uma rede internacional para o ensino superior em música global e artes relacionadas. Fundada por três academias nórdicas de ensino superior de música, a rede GLOMUS tem como objetivo desenvolver projetos colaborativos para aprimorar: Comunicação intercultural, promover conhecimento e interagir com diversos músicos dos diferentes cantos do mundo.
Além de promover entretenimento, o Glomus também realizará diversas atividades acadêmicas nestes 10 dias de festival, como realização de oficinas. O objetivo do festival é espalhar o conceito de World Music.
Primeiramente, o que é World Music?
World Music refere-se à música tradicional ou música folclórica de uma cultura criada e tocada por músicos relacionados a essa cultura.
Mas também, o termo pode referir aos artistas que utilizam a sua música no qual mistura elementos de diversas partes do mundo. Um artista brasileiro bem famoso por usar estas técnicas é o Gilberto Gil. Com acesso gratuito ao público, o Glomus acontece em diferentes espaços a partir do dia 10, como o Parque das Dunas e o Parque da Cidade.
Por ocasião do evento, alguns músicos da Finlândia e da Dinamarca participam, nos dias que antecedem o início do Glomus, de atividades na Organização Não Governamental (ONG) Atitude Cooperação, onde trabalharão em peças com alunos do projeto.
Serão mais de 180 músicos de 29 países dos cinco continentes.
Confira a programação completa do evento:
“Concerto de Abertura”
11 de janeiro
Orquestra Sinfônica da UFRN, Jerimum Jazz Band, Alunos das ONGS Atitude Cooperação, Oficina de Sonhos, FUNFFEC com professores da Glomus
Local: Hotel Holiday INN Arena das Dunas
Horário: 20h
12 de janeiro
“Jam Session”
Improvisação de música e dança
Local: Solar Bela Vista
Horário: 20h30
13 de janeiro
“Músicas do Mundo”
Apresentação com música e dança de vários países
Local: Auditório Onofre Lopes, EMUFRN
Horário: 20h30
14 de janeiro
“Músicas do Mundo”
Apresentação com música e dança de vários países
Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Horário: 16h30
15 de janeiro
“Som da Mata”
Apresentação com música e dança de vários países
Local: Parque das Dunas
Horário: 16h30
17 de janeiro
“Jam Session”
Improvisação de música e dança
Local: Pinacoteca do Estado
Horário: 20h30
18 de janeiro
“Tour de Chambre”
Passeio pelos grupos formados durante a Glomus Natal, cada grupo terá representantes de diferentes continentes.
Local: Auditório Onofre Lopes, EMUFRN
Horário: 14h
19 de janeiro
“Concerto de Encerramento”
Orquestra da Glomus, Coral da Glomus, Grupo de dança e teatro da Glomus
Local: Auditório da Escola de Governo do RN
Horário: 20h
Deixe um comentário