Brechando/Lista / O que você precisa saber do primeiro festival de música de 2017?

O que você precisa saber do primeiro festival de música de 2017?

No primeiro final de semana de janeiro, entre os dias 7 e 8 de janeiro, acontecerá o Festival Ribeira 360º. Muitos estão torcendo pelo sucesso do evento, visto que a Ribeira vai ficar um pouco carente de festivais, se o Dosol cumprir a promessa que o festival migrará para praia. A intenção é comemorar os…

Compartilhe:

No primeiro final de semana de janeiro, entre os dias 7 e 8 de janeiro, acontecerá o Festival Ribeira 360º. Muitos estão torcendo pelo sucesso do evento, visto que a Ribeira vai ficar um pouco carente de festivais, se o Dosol cumprir a promessa que o festival migrará para praia. A intenção é comemorar os 20 anos do projeto de revitalização da Ribeira com artistas potiguares e suas músicas autorais.

Confira algumas curiosidades do evento a seguir

É idealizado pelo produtor cultural Marcílio Amorim e a intenção é ocupar todo o largo da Rua Chile, na Ribeira.

1237403_546635975407751_2123875476_o

A Rua Chile foi aonde nasceu o Festival Mada.

30012010-img_1835-xl

Quem está confirmado para a festa? Plutão Já Foi Planeta, DuSouto, Rastafeeling, General Junkie, Khrystal, Mad Dogs, Camila Masiso, e Luísa & Os Alquimistas.

Luísa e os Alquimistas estão confirmados no festival
Luísa e os Alquimistas estão confirmados no festival

A intenção do evento é misturar artistas de diversos estilos, pois haverá desde samba até o heavy metal.

maxresdefault

Os ingressos já estão a venda de ingressos Ótica Oticalli, do Midway Mall. As vendas online, por sua vez, continuam no Bilheteria Digital.

4284_photo

Aqui está a programação do evento:

15230833_1318998204838187_7331554913871047359_n

Outra novidade no Festival #Ribeira360º é a participação do Palco Remuin – Rede de Música Independente do Natal, que vai reunir diversas bandas que levam o seu som por conta própria. Quem vai tocar neste palco?  Veja aqui:

15492125_334843340247344_1639574728731439411_n

Além do Palco 360º, que é o principal, outros dois espaços irão homenagear os points que ajudaram a difundir a música local nos anos 1990: Palco Blackout, Palco Bimbos e Lounge Kazarão da Ribeira.

Ribeira ainda com os primeiros bares (Foto: UOL)
Ribeira ainda com os primeiros bares (Foto: UOL)

Um dos autores do projeto de Revitalização da rua Chile, o arquiteto Haroldo Maranhão irá apresentar uma exposição do painéis, fotografias e documentos que explicam como se deu o processo de recuperação e prospecção no largo, e detalhes sobre o projeto “Fachadas da Rua Chile”, que em 1996/97 recuperou a pintura frontal de parte do casario, tornando viável a ocupação dos empreendimentos e casas noturnas.

Haroldo Maranhão, o arquiteto (Foto: Facebook)
Haroldo Maranhão, o arquiteto (Foto: Facebook)

E aí curtiu, saca mais um pouco da história da revitalização:

O bairro da Ribeira é conhecido como ponto de referência do comércio da cidade, abrigando até hoje um dos mais representativos conjuntos de edificações e casarios de grande valor histórico. Mas foi há vinte anos que uma onda revitalizadora o fez ressurgir como opção cultural, na carona de um projeto arquitetônico que chamava o poder público para a revitalização daquela área, a partir da rua Chile.

Foi o tempo do famoso Blackout Bar, do Armazém do Cais, Itajubar, A Lata e Bar das Bandeiras, que com suas agendas diversificadas abriram espaço para a música produzida em Natal. Essa efervescência espalhou-se por ruas adjacentes como Frei Miguelinho, Dr Barata, Duque de Caxias e Tavares de Lira e nelas surgiram mais casas noturnas com o mesmo perfil cultural e festivais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus