Cinemas no Rio Grande do Norte conta-se nos dedos e só tem em Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do estado. Sabendo disso, o projeto Trinca Audiovisual, neste fim de semana, entre os dias 16, 17 e 18 de dezembro, mostrará 16 produções audiovisuais foram selecionadas para compor a mostra que passa por Currais Novos, Caicó e Santa Cruz.
Nesta edição, a entrada é colaborativa, no esquema “Pague Quanto Puder”.
O projeto Trinca Audiovisual é organizado por produtores independentes e parte da bilheteria é revertida aos realizadores cujos filmes são exibidos, como forma de promover a sustentabilidade do setor.
Além disso, em cada cidade será exibido uma produção local. Saiba quais foram os selecionados:
Não se Mexa, Peter! (Fic, 6 min, 2016, dir. Lucas Lopes) – Currais Novos
Rascunhos (Doc, 3 min, 2016, dir. Jefferson Dutra, Odilon Lima, Nicácia Driele, Raildon Lucena) – Caicó
Qual será a agenda de exibição?
Em Currais Novos a exibição, que acontece na sexta (16), começa às 19h30 no Salão da Prefeitura Municipal, e conta com o filme local “Não se Mexa, Peter!”, uma ficção de 6 min, dirigida por Lucas Lopes. Na parte local terá o “Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor”, de Henrique Arruda e mais duas produções.
Em Caicó a mostra acontece sábado (17), às 19h30, no bar Extensão Lounge 23, e também terá um filme local em destaque na mostra Curta Local. O documentário “Rascunhos”, de 3 min, foi dirigido por Jefferson Dutra, Odilon Lima, Nicácia Driele e Raildon Lucena.
Santa Cruz é a última cidade a receber a itinerância do projeto Trinca Audiovisual, no domingo (18), às 18h30, os filmes “Sêo Inácio”(ou o Cinema do Imaginário, Doc, 13min, 2014, dir. Helio Ronyvon), “O Menino do Dente de Ouro” (Fic, 14 min, 2014. Dir: Rodrigo Sena) e “José Bezerra” (Doc, 12 min, 2015, dir. Pedro Medeiros) compõem a Mostra Trinca.
Currais Novos |
Caicó |
Santa Cruz |
Onde: Sexta-feira (16/12) | 19h30 | Salão da Prefeitura de Currais Novos#CurtaLocalNão se Mexa, Peter! (Fic, 6 min, 2016, dir. Lucas Lopes) #MostraTrincaAinda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor (Fic, 15min, 2015, dir. Henrique Arruda) #MostraDropsSe essa rua, se essa rua (Animação, 3 min, 2015, dir. Paula Vanina) |
Onde: Sábado (17/12) | 19h30 | Extensão Lounge 23#CurtaLocalRascunhos (Doc, 3 min, 2016, dir. Jefferson Dutra, Odilon Lima, Nicácia Driele, Raildon Lucena) #MostraTrincaAinda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor (Fic, 15min, 2015, dir. Henrique Arruda) #MostraDropsDomerina (Doc, 1 min, 2015, dir. Raildon Lucena) |
Onde: Domingo (18/12) | 18h30 | Casa de Cultura Popular de Santa Cruz
#MostraTrincaSêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário) (Doc, 13min, 2014, dir. Helio Ronyvon) #MostraDropsHalf a Loaf! (Animação, 2 min, 2015, dir. Fernando Telles) |
Confira os filmes que serão vistos a seguir e suas respectivas sinopses:
Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor (Fic, 15min, 2015, dir. Henrique Arruda)
O filme narra a história de Greg e Alessandro, um casal que se conheceu na boêmia natalense. Um é fotógrafo, outro é músico. Um deles precisa ir embora. Mas, o filme mostra que os dois estão no quarto com o sentimento de culpa e nostalgia do que passaram nesses anos juntos.
Aonde será exibido: Currais Novos (16/12) e Caicó (16/12).
José Bezerra (Doc, 12 min, 2015, dir. Pedro Medeiros)
O diretor Pedro Medeiros realizou um mergulho no profundo sertão potiguar no encalço do fotógrafo etnográfico José Bezerra em busca do humano oculto na mata.
Aonde será exibido: Currais Novos (dia 16/12) e Santa Cruz (dia 18/12).
O menino e a caixa misteriosa (Fic, 8min, 2015. Dir: Leonardo Maximiano e Andriele Torres)
O curta metragem “O Menino e a Caixa Misteriosa” produzido pelo coletivo Nós do Audiovisual. O curta metragem traz a história da chegada da TV em uma comunidade de São Miguel do Gostoso, a descoberta da “caixa” que emitia sons e imagens traz uma série de descobertas que misturam drama e comédia.
Aonde será exibido: Currais Novos (16/12).
Três Vezes Maria (Fic, 18 min, 2014, dir. Marcia Lohss)
É a primeira produção do Caboré Audiovisual, que conta a história de três Marias (Aparecida, Apolônia e das Dores) que vivem em um cabaré no interior do Rio Grande do Norte, no qual narra os seus dramas e suas rotinas.
Aonde será exibido: Caicó (17/12).
Sêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário) (Doc, 13min, 2014, dir. Helio Ronyvon)
O que é a memória para alguém que já viveu e já viu muitas vidas nas telas? “Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)” conta um pouco da vida de Inácio Magalhães de Sena, cinéfilo potiguar que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa. Foi a primeira produção potiguar a participar do Festival de Gramado.
Aonde será exibido: Caicó (17/12) e Santa Cruz (18/12).
O Menino do Dente de Ouro (Fic, 14 min, 2014. Dir: Rodrigo Sena)
O curta-metragem conta a história de Wesley, 12 anos, que na ida para o colégio acaba se envolvendo em uma trama perigosa e lucrativa.
Aonde será exibido: Santa Cruz (18/12).
Mostra Drops
São filmes com duração máxima de cinco minutos que serão exibidos em todos os dias do evento. Confira os trabalhos que serão divulgados no Trinca:
Se essa rua, se essa rua (Animação, 3 min, 2015, dir. Paula Vanina)
Deixe um comentário