Foto:Franklin Levy/Serenatas Luar de Natal
Serenatas Luar de Natal aconteceu nesta sexta-feira (18) e o jornalista Francisco Júlio Xavier deu uma boa brechada sobre o evento. Se quiser colaborar com o Brechando é só enviar para [email protected].
O que é o Serenatas Luar de Natal? O projeto Serenatas Luar de Natal foi criado em 2014 e é uma homenagem à vida boêmia e os traços românticos de Natal. A iniciativa conta com envolvimento de grandes poetas, compositores, cantores e instrumentistas da cidade. Neste mês, o projeto contou com a participação cantora soprano Alzeny Nelo e o cantor Rafael Barros, e foram acompanhados do Grupo Seresteiros Luar de Natal.
O trajeto começou o Espaço Cultural Rui Pereira, ao lado do IFRN Cidade Alta, e passa por importantes monumentos do bairro, como a Igreja do Galo e a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, além de redutos boêmios do centro. Ao longo do trajeto, estão programadas intervenções poéticas.
É uma caravana, onde as pessoas cantam, comemoram e celebram a vida boêmia.
Foi uma noite para recordar a boa música. Eu diria que a Serenatas Luar de Natal é bem mais que isso. Uma multidão de todas as idades se encontram em uma única sintonia: a paixão pela vida. A cada passo uma emoção, Em todas as melodias entoadas, uma lembrança no rosto de cada um que seguia o cortejo. A noite da cidade recebe um cumprimento, uma saudação embalada pela a paixão.
Parece que a serenata tem esse tom nostálgico, de uma época gostosa que a boemia era uma cultura consagrada, em quê seus fazedores eram cúmplices da paixão e a ela embalavam as cordas com os mais belos sentimentos, canções que flamejavam os corações amantes.
Ela tem isso. Varre pelas ruas do Centro Histórico da princesinha das Américas, que cobre as regiões da Ribeira e Cidade Alta. Todas as tristezas e desencantos abrem o espaço para o lado bom da vida: a alegria.
Cervejas, danças, senhoras e senhores, meninos e meninas. Todos contagiados pelas melodias que afogam mágoas e despertam desejos e sensações flutuantes. A leveza traz a alma a certeza que fomos transportados para outro tempo. As décadas se confundem em meio aos trajes, os penteados. Parece que o laquê voltou ao hits do primor e da ousadia.
Ninguém deseja sair do tom, seguem todos pelas ruas silenciosas da noite da Cidade Alta ao lampejos de amor. Os olhares saem as portas e dão boa a noite aos transeuntes que seguem em marcha. Uma poesia se mostra nas janelas. Acenos, sorrisos e cantos aumentam o coro dos que brindam a alegria nas noites de lua na cidade.
Sim, a Serenata conseguiu acompanhar um casamento que estava começando. Pelas igrejas que lá encantam com sua beleza barroca, a noiva se emociona ao ouvir as canções que os músicos fardados de boemia lhe apresentam na porta, meio que a dizer assim, ‘vai, e sejam felizes, damos nossas bênçãos em forma de canção’. Veja o vídeo a seguir:
Lágrimas em olhos, palmas em mãos, melodias que dizem “ah se tu soubesses como eu sou tão carinhoso”, virias passear e cantar para a Natal sobre lua, uma Serenata.
Deixe um comentário