Brechando/Cidades / Vida pós-Enem: Como é quando entrar na universidade?

Vida pós-Enem: Como é quando entrar na universidade?

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, acontece neste sábado e domingo (5 e 6) em vários cantos de Natal. As pessoas acham que depois que faz o Enem e conseguir usar a nota para entrar no curso através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) é que a vida acabou. Não, meu amigo, você…

Compartilhe:

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, acontece neste sábado e domingo (5 e 6) em vários cantos de Natal.

As pessoas acham que depois que faz o Enem e conseguir usar a nota para entrar no curso através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) é que a vida acabou. Não, meu amigo, você não é só uma estatística de uma escola privada para dizer que aprova todo mundo, visto que entrar num curso de graduação é bem sério e exige algumas responsabilidades.

Nem pense que sua vida será igual ao filme American Pie, pois a faculdade vai lhe trazer dramas do mesmo jeito, ou até mais, que seus anos de ensino básico.

Brechando coletou os depoimentos de Alice Pimenta e Daiane Leal, que foram entrevistadas no ano passado para falar dos preparativos do Enem. Lembram? Vou colocar o link aqui. Elas passaram e estão na universidade.

A Alice, quando foi entrevista, disse que tinha começado a estudar para valer dois meses antes da prova. Porém, passou em Biologia com o sonho de ser servidora do IBAMA. Agora, ela está terminando o segundo período e gostando do curso, mas reconhece que agora está exigindo mais concentração e estudo, principalmente em algumas matérias que são bastante complicadas.

Um ano depois, ela realizou um depoimento para falar como é a sua vida de universitária:

14881590_1056778471094025_2126902842_o
Alice Pimenta de calça legging cinza e rasgada com a sua turma (Foto: Cedida)

Então.. Eu achei que ia ser melhor depois que entrasse na UFRN, porque ia fazer aquilo que queria e não seria forçada a comparecer as aulas e pagar matérias que não fossem da minha área. Porém, engano meu, porque a vida na UF é muito mais puxada pra quem quer ser alguém, claro que sempre existem os que não ligam pra nada (risos).

Eu passei a entender muitos conteúdos que durante todo o ensino médio não fui capaz de entender, porque passei a me dedicar mais.

Hoje, eu me sentiria muito mais segura pra fazer a prova do Enem agora do que no fim do Ensino Médio, pois o curso que escolhi, Biologia, revisa grande parte das matérias abordadas, e tem altas produções de texto e acréscimo de literaturas, e eu acho que isso me incentiva muito.

Recado para os meus calouros? Esperam que tenham escolhido o curso certo, porque você vai precisar amar a Biologia para entender, e saber conviver em grupo é essencial para os trabalhos.

Já a Daiane Leal está cursando o primeiro período de Direito. Porém, ela não teve a mesma sorte que a Alice. Um ano depois, fazerá novamente a prova do Enem e agora quer arriscar em Medicina:

13260253_961132100671178_9004662379185944658_n

Não pretendo continuar no curso, vou fazer o Enem de novo. Na verdade, mesmo, eu queria medicina desde o 8º ano (antiga sétima série). Porém, no Ensino Médio, eu comecei a ficar displicente e o caminho para alcançar o meu sonho parecia ser mais difícil.

No terceiro ano, portanto, eu escolhi um caminho relativamente mais fácil, que era cursar direito.

Quando comecei a entrar na faculdade, eu vi não ia corresponder às minhas expectativas e como eu já tava matriculada em um cursinho, então eu decidi continuar pra tentar ir atras de medicina mesmo e ver no que dá aí to só esperando a aprovação chegar se tudo der certo.

Tem gente que demora mais para acreditar na própria ideia e potencial.  Acredito que se a pessoa realmente quer fazer tal curso, não deve ficar se prendendo a outro curso que não gosta.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus