Home/Utilidade Pública / Ligação interurbana fica mais barata em Natal e outras cidades do RN

Ligação interurbana fica mais barata em Natal e outras cidades do RN

Se o limite da internet 3G acabou e cortaram a internet do teu computador, você pode ligar interurbano para seu amigo. Aí, o leitor me pergunta: “Mas, Lara, não era melhor pedir a senha do wi-fi do vizinho do fazer uma ligação interurbana?”. Poderia, mas tem gente que não tem afinidade de jeito nenhum com…

Compartilhe:

Se o limite da internet 3G acabou e cortaram a internet do teu computador, você pode ligar interurbano para seu amigo. Aí, o leitor me pergunta: “Mas, Lara, não era melhor pedir a senha do wi-fi do vizinho do fazer uma ligação interurbana?”. Poderia, mas tem gente que não tem afinidade de jeito nenhum com o vizinho ou a pessoa que pretende telefonar não sabe mexer em smartphone.

Aí tem a vantagem de morar com aqueles parentes que ainda tem o telefone fixo que sempre é uma mão na roda para lhe ajudar nos perrengues. Sabia que você ligar para a sua avó que mora em Tangará (RN) cobra interurbano?

No Rio Grande do Norte, as cidades que serão beneficiadas com o barateamento do interurbano serão Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz. Ou seja, boa parte dos municípios da Grande Natal.

Apenas entre as cidades da Região Metropolitana de Natal não cobravam ligação interurbana. Por exemplo: você paga uma tarifa de ligação local de Natal para Parnamirim, mas não de Mossoró à Natal.  Agora, o leitor natalense pode ligar para uma namorada mossoroense pagando do mesmo jeito que ligasse de Natal para Parnamirim.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as ligações interurbana estão mais baratas em 587 municípios das 27 unidades de federação.

A partir de domingo (30) as chamadas dos telefones fixos para os municípios vizinhos ficarão mais baratas. Ou seja, estas ligações deixarão de ser cobradas como interurbanas e passarão a ter a mesma tarifa das chamadas locais.

A estimativa da Agência é de uma redução de 60% no custo da ligação. A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte.

O benefício real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários.

Hoje, cada minuto local de ligação é R$ 0,08 e R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional. Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço. Área Local é a área geográfica de prestação de serviços, definida pela Agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade Local.

As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio por meio da Resolução Anatel nº 666/2016 e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus