Brechando/Curiosidades / Que tal aprender a declamar poesia nesta terça na Pinacoteca?

Que tal aprender a declamar poesia nesta terça na Pinacoteca?

O que fazer na véspera do feriado? Que tal aprender a declamar um texto ou poesia? Melhorar a oratória? Na noite desta terça-feira (11), a partir das 18h30, haverá uma oficina de declamação com o escritor pernambucano Gleison Luiz Nascimento. As aulas acontecerão na Pinacoteca Potiguar, no bairro de Cidade Alta. A oficina, intitulada de…

Compartilhe:

O que fazer na véspera do feriado? Que tal aprender a declamar um texto ou poesia? Melhorar a oratória? Na noite desta terça-feira (11), a partir das 18h30, haverá uma oficina de declamação com o escritor pernambucano Gleison Luiz Nascimento. As aulas acontecerão na Pinacoteca Potiguar, no bairro de Cidade Alta.

A oficina, intitulada de “A Poesia o corpo a rua”, traz a proposta de preparar declamadores para se utilizar dos espaços de rua, transformando em palco qualquer ambiente e conquistando o público-transeunte até lhes transformar plateia.

A partir de exercícios de leitura e teatro, a oficina se propõe dar consciência ao declamador para que a palavra seja o principal instrumento do trabalho de declamação, mas que seja apoiada pela energia de um corpo preparado para quebrar o ritmo cotidiano das ruas e convidar naturalmente o público para dentro do ritmo da poesia.

Você pode aprender a declamar um poema, igual ao Gleison mostra neste vídeo:

Se interessou? A inscrição tem que ser feita através do e-mail poesiacorporua@gmail.com e pagar uma taxa de 50 reais. Para saber mais sobre o evento é só acessar este link.

Sobre Gleison

Escritor, declamador e roteirista Gleison Luiz Nascimento é recifense e convive desde os 14 anos de idade com os recitais na cidade do Recife, onde nos recitais de mercado é comum encontrar figuras como Miró da Muribeca, Wilson Freire e Cida Pedrosa. Em 2009, Gleison fundou o que seria seu primeiro grupo de poesia “ São Saruê”, grupo que homenageava escritores do sertão pernambucano.

Depois surgiu o “ #4urubueacarniça”, no qual se dispunha fazer recitais com assuntos que ninguém queria tocar, aqueles que eram bem tabus. Gleison ainda foi co-diretor e declamador do o espetáculo que balançou a cidade, “Recital inquebrável: Estelita para cima”, que foi um espetáculo que interpretou textos da antologia homônima e reverteu os cachês para os acampamentos do Movimento Ocupe Estelita, que discutia ocupação de espaço urbano e verticalização da cidade.

No cinema, seu primeiro roteiro “Sobre o peito, a lâmina: Crua” foi rodado pelo diretor Benedito Serafim, tendo concorrido em Festivais como Sercine (Festival de cinema de Sergipe), Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro) e levando o prêmio de Melhor Curta Pernambucano no festival Recifest (Festival recifense da diversidade).

Serviço:

o que: Oficina “A Poesia, o corpo, a rua”, de Gleison Luiz Nascimento (Recife-PE)
quando: 11 de outubro (terça-feira) | 18h30 às 21h30
Local: Pinacoteca Potiguar
Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta
Investimento: 50 R$
Info/Inscrição : poesiacorporua@gmail.com
(enviar um email com título “Info Natal” ou “Inscrição Natal”)

produção local: Di Rocha

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus