Brechando/Cidades / Pium exibe doc sobre a relação de adulto com lúdico

Pium exibe doc sobre a relação de adulto com lúdico

Que tal ver filminho em um lugar diferente? O bairro de Pium, que fica na cidade Parnamirim. Esta é a proposta do evento que vai exibir o documentário, na próxima sexta-feira (20), às 19 horas, “Tarja Branca – A Revolução que Faltava” (2013), no restaurante Govinda, especializado em comida vegetariana e indiana. Dirigido por Cacau…

Compartilhe:

Que tal ver filminho em um lugar diferente? O bairro de Pium, que fica na cidade Parnamirim. Esta é a proposta do evento que vai exibir o documentário, na próxima sexta-feira (20), às 19 horas, “Tarja Branca – A Revolução que Faltava” (2013), no restaurante Govinda, especializado em comida vegetariana e indiana.

Dirigido por Cacau Rhoden, o filme traz uma nova visão da arte de brincar do ser humano, convidando-o para refletir sobre como despertar a criança que existe em si. Por meio de depoimentos de pessoas de várias gerações, origens e carreiras diferentes, o documentário discute as variadas formas de brincadeira, atitude primordial da natureza humana e essencial para a construção do comportamento do homem, mesmo diante da agitação e frieza dos tempos modernos.

Nascido em Curitiba em 1974, Rhoden decidiu cedo trabalhar no audiovisual. conseguiu estágio em uma produtora por indicação de uma amiga mais velha. Começou varrendo o set e servindo café mas virou Diretor de Produção aos 21 anos. A produtora, SIR, era uma das maiores do Brasil à época e, como suas concorrentes, era mais dedicada à produção de filmes publicitários e institucionais, já que a produção cinematográfica nacional era insipiente.

Em 2003, ele produziu “Infinitamente Maio”, um curta que mostra a história de Raul chega em casa e encontra sua mulher fazendo sexo com outro. Em 2005 dirigiu “Meninos de Areia”, uma alegoria sobre duas crianças que têm um relacionamento ambíguo num universo absurdo de sonhos e pesadelos.

A criação do documentário Tarja Branca veio convite da produtora Maria Farinha, que também ajudou na elaboração de “Muito Além do Peso”.

O documentário intercala depoimentos de diferentes especialistas que refletem a relação do homem contemporâneo com o seu espírito lúdico e fala sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. O conteúdo acaba por gerar um debate com reflexões sobre a criança que existe em cada um de nós e apresenta o “brincar” como um dos atos mais ancestrais desenvolvidos pelo homem para se conhecer melhor e relacionar com o mundo.

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou?

Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta. A intenção é questionar: Por que, nós adultos, temos vergonha de brincar?

O doc tem como elenco Antônio Carlos Nóbrega, Domingos Montagner, José Simão, Wandi Doratiotto e Bráulio Tavares. O projeto é interessante não só pelo resultado final, que mereceu até prêmio internacional, mas o processo de criação também se destaca. Rhoden conta que o filme começou pequeno e foi ganhando tamanho ao longo da sua pesquisa de preparação.

A ideia de exibição vem do Cine Mambembe da Tropa Trupe, em parceria com o coletivo Educadores de Pium.

Cartaz do filme pode ser conferido a seguir:

13262180_790772771024059_286080868_o

Serviço
Exibição gratuita do filme: Tarja Branca
Data: Sexta, 20/05/2016
Hora: 19:00
Capacidade: 70 lugares
Classificação: Livre
Local: Restaurante Govinda, Rua Edgard Medeiros n05, Pium, Natal, Rio Grande do Norte

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus