Brechando/Utilidade Pública / Artistas potiguares discutem o fim do Minc

Artistas potiguares discutem o fim do Minc

Artistas potiguares discutirão na Casa da Ribeira, nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, sobre o fim do Ministério da Cultura e criarão uma campanha para o retorno do órgão público. O debate será composto por intelectuais, jornalistas, produtores culturais e outros membros da classe artística. No último fim de semana, o Brasil presenciou…

Compartilhe:

Artistas potiguares discutirão na Casa da Ribeira, nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, sobre o fim do Ministério da Cultura e criarão uma campanha para o retorno do órgão público. O debate será composto por intelectuais, jornalistas, produtores culturais e outros membros da classe artística.

No último fim de semana, o Brasil presenciou a mudança de sua gestão do Governo Federal, que agora será assumido por 180 dias por Michel Temer, podendo se estender até o fim de 2017. Uma das medidas da nova administração foi a fusão do Ministério da Cultura (Minc) e Ministério da Educação (MEC), algo que não existia desde 1985, quando o país se safou da Ditadura Militar.

Uma das primeiras medidas do novo Governo foi a publicação do decreto no Diário Oficial da União (DOU), extinguindo alguns dos ministérios, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Cultura.

Inconformados, muitos artistas estão criando várias campanhas para pedir o fim da extinção do Ministério da Cultura, entidade principal representativa da cultura e políticas culturais no Brasil. Após a insatisfação, a nova presidência cogita criar uma Secretaria Nacional de Cultura, no qual até o momento não possui o nome para assumir.

Os artistas potiguares também estão insatisfeito com a nomeação do novo Ministério da Educação e Cultura, que agora é comandado pelo deputado federal pernambucano Mendonça Filho, do partido Democratas.

Para debater sobre o tema proposto foram convidados Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sávio Araújo, também professor da UFRN, o ex-diretor da Fundação José Augusto (FJA), Rodrigo Bico, Gilson Matias, ex-chefe da representação regional nordeste do Ministério da Cultural, e Nara Pessoa, professora do curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O debate será mediado por Tácito Costa, jornalista cultural e atualmente um dos cabeças do site de jornalismo cultural Substantivo Plural. Além disso, trabalhou nos principais veículos de comunicação e assessorias de imprensa do RN. Foi professor da UNP, editou a revista PREÁ e coordenou o Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães.

Além do debate que será organizado com a primeira hora reservada para falas expositivas dos convidados e após isso aberto para intervenções e perguntas do público presente, será realizado um vídeo manifesto em prol do MinC e também serão feitas fotografias com plaquinhas para disseminação nas mídias sociais.

Esta ação é organizada pelo Fórum Potiguar de Cultura e Casa da Ribeira. Conta ainda com a colaboração e emprenho de todos que ajudam a divulgar, que se disponibilizaram para fotografar, filmar, cobrir pelas mídias sociais, ajudar na logística e muito mais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus