Artistas potiguares discutirão na Casa da Ribeira, nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, sobre o fim do Ministério da Cultura e criarão uma campanha para o retorno do órgão público. O debate será composto por intelectuais, jornalistas, produtores culturais e outros membros da classe artística.
No último fim de semana, o Brasil presenciou a mudança de sua gestão do Governo Federal, que agora será assumido por 180 dias por Michel Temer, podendo se estender até o fim de 2017. Uma das medidas da nova administração foi a fusão do Ministério da Cultura (Minc) e Ministério da Educação (MEC), algo que não existia desde 1985, quando o país se safou da Ditadura Militar.
Uma das primeiras medidas do novo Governo foi a publicação do decreto no Diário Oficial da União (DOU), extinguindo alguns dos ministérios, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Cultura.
Inconformados, muitos artistas estão criando várias campanhas para pedir o fim da extinção do Ministério da Cultura, entidade principal representativa da cultura e políticas culturais no Brasil. Após a insatisfação, a nova presidência cogita criar uma Secretaria Nacional de Cultura, no qual até o momento não possui o nome para assumir.
Os artistas potiguares também estão insatisfeito com a nomeação do novo Ministério da Educação e Cultura, que agora é comandado pelo deputado federal pernambucano Mendonça Filho, do partido Democratas.
Para debater sobre o tema proposto foram convidados Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sávio Araújo, também professor da UFRN, o ex-diretor da Fundação José Augusto (FJA), Rodrigo Bico, Gilson Matias, ex-chefe da representação regional nordeste do Ministério da Cultural, e Nara Pessoa, professora do curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
O debate será mediado por Tácito Costa, jornalista cultural e atualmente um dos cabeças do site de jornalismo cultural Substantivo Plural. Além disso, trabalhou nos principais veículos de comunicação e assessorias de imprensa do RN. Foi professor da UNP, editou a revista PREÁ e coordenou o Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães.
Além do debate que será organizado com a primeira hora reservada para falas expositivas dos convidados e após isso aberto para intervenções e perguntas do público presente, será realizado um vídeo manifesto em prol do MinC e também serão feitas fotografias com plaquinhas para disseminação nas mídias sociais.
Esta ação é organizada pelo Fórum Potiguar de Cultura e Casa da Ribeira. Conta ainda com a colaboração e emprenho de todos que ajudam a divulgar, que se disponibilizaram para fotografar, filmar, cobrir pelas mídias sociais, ajudar na logística e muito mais.
Deixe um comentário