Home/Curiosidades / Por que as pessoas estão colocando a foto das mães no Face?

Por que as pessoas estão colocando a foto das mães no Face?

Neste próximo domingo (8) será o Dia das Mães e durante esta semana muitos usuários do Facebook estão colocando a foto de suas progenitoras e colocando esta seguinte imagem que será mostrada a seguir: Uma ferramenta especial na rede social permite, ainda, acrescentar um adesivo, com a frase: “I love Mom”, no qual em português…

Compartilhe:

Neste próximo domingo (8) será o Dia das Mães e durante esta semana muitos usuários do Facebook estão colocando a foto de suas progenitoras e colocando esta seguinte imagem que será mostrada a seguir:

20160506194344SbfpyW9eOc

Uma ferramenta especial na rede social permite, ainda, acrescentar um adesivo, com a frase: “I love Mom”, no qual em português significa “Eu amo a Mamãe”. Mas o que significa isso? É só uma homenagem às mamães? Poucas, entretanto, pessoas sabem a causa que está por trás dessas homenagens às mamães.

A ação faz parte de uma campanha da ONG norte-americana Susan G. Komen, que luta contra o câncer de mama. A organização foi fundada em 1982 e fica em Dallas, no Texas (Estados Unidos). Com o adesivo no Facebook, a instituição pretende conscientizar as mulheres sobre a doença e também angariar fundos em prol de suas ações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a população geral tem cerca de 10 a 12% de chances de ter a doença. Geralmente, o câncer de mama é causado por motivos genéticos. Ou seja, histórico familiar, que resulta em 5 a 10% dos casos. A chance de cura é grande quando o tumor é descoberto precocemente, mas o tratamento costuma abalar a autoestima das pacientes, pois é preciso remover cirurgicamente parte ou totalmente os seios.

Entre os sinais de cancro da mama estão o aparecimento de um nódulo na mama ou perto da mama na zona da axila; alterações na forma ou na aparência da mama.  Em pessoas com a doença disseminada, pode também verificar-se dor óssea, gânglios linfáticos inchados, falta de ar e icterícia.

São vários tratamentos desde remédios via oral até a quimioterapia ou radioterapia.  Algumas vezes as mulheres devem retirar os seios por meio de cirurgia. Para se prevenir é só fazer o autoexame e ir ao médico periodicamente.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus