Brechando/Cidades / Um pouco sobre a Casa da Ribeira

Um pouco sobre a Casa da Ribeira

O casarão 52 da Rua Frei Miguelinho, no bairro da Ribeira, possui o melhor das peças teatrais elaboradas pelos natalenses. Estou falando da Casa da Ribeira, que existe há 14 anos e é um dos poucos cantos que oferece boas peças vindas da terra e com o preço bem barato, pois infelizmente o Teatro Alberto…

Compartilhe:

O casarão 52 da Rua Frei Miguelinho, no bairro da Ribeira, possui o melhor das peças teatrais elaboradas pelos natalenses. Estou falando da Casa da Ribeira, que existe há 14 anos e é um dos poucos cantos que oferece boas peças vindas da terra e com o preço bem barato, pois infelizmente o Teatro Alberto Maranhão (TAM) está interditado devido à falta de reestruturação.

O local foi inaugurado em 2001 em um prédio construído em 1911, idealizado pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. A administração é feita por uma associação cultural, formada por um grupo de artistas e produtores culturais, com personalidade jurídica própria.

A Casa da Ribeira foi erguida graças ao apoio de iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet. É uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

Parte interna da Casa da Ribeira
Parte interna da Casa da Ribeira

A Casa é um espaço que valoriza as temporadas de grupos e artistas e tem como foco o desenvolvimento humano através das artes, entendendo às apreciações artísticas como importantes oportunidades de conhecimento e convivência. Nesse sentido, tem como prioridade elaborar projetos para o acesso facilitado de públicos à programação do Centro Cultural.

O local consegue ocupar 164 lugares, possui uma Sala de Exposições, um Laboratório de Ideias (LABi), acervo Literário com mais de 1400 títulos e um Café Cultural.

O casarão onde fica a Casa da Ribeira foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus