Brechando/Sem categoria / O que precisa saber sobre a Rua Chile em Natal

O que precisa saber sobre a Rua Chile em Natal

Inicialmente, a Rua Chile, localizada no bairro da Ribeira, era destinada aos prédios comerciais e grandes armazéns da cidade. Além disso, ela não tinha este nome e fazia parte de um dos trajetos dos bondes que ainda circulavam no início do século XX. Foi uma das principais ruas em seu período histórico. Antes de ser…

Compartilhe:

Inicialmente, a Rua Chile, localizada no bairro da Ribeira, era destinada aos prédios comerciais e grandes armazéns da cidade. Além disso, ela não tinha este nome e fazia parte de um dos trajetos dos bondes que ainda circulavam no início do século XX. Foi uma das principais ruas em seu período histórico.

Antes de ser chamada Chile, a mesma já foi chamada de Alfândega e do Commércio, com dois M mesmo. Os antigos armazéns estocavam algodão, açúcar e peixe, entre outros produtos que chegavam e partiam pelo porto.

941

Entre 1869 e 1902, a sede da Administração Provincial funcionou na Rua Chile em um sobrado, retornando em seguida para a Cidade Alta, onde se encontra a Pinacoteca do Estado. Até hoje existem alguns pequenos armazéns de pescados na Rua Chile. O final da via fica a Capitania dos Portos. Ainda tem algumas oficinas mecânicas.

O local também fica o finado cabaré do Arperge, que hoje se encontra em ruínas, mas foi um dos lugares mais tradicionais da boêmia potiguar. Os trilhos que passavam os bondes e o calçamento ainda permanece o mesmo desde os áureos tempos.

Ruínas do Cabaré Arperge
Ruínas do Cabaré Arperge

Atualmente, abriga bares e boates, como o Galpão 29 e o Centro Cultural Dosol, palco de um dos importantes festivais de música alternativa da cidade. Foi na Rua Chile que começou o festival Mada, que acontece na Arena das Dunas.

O local também se encontra a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), uma das principais companhias de balé no Rio Grande do Norte e faz apresentações em diversos lugares do país.

Suas casas e prédios pertencem à Zona de Preservação Histórica (Centro Histórico de Natal).

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus