Os aeroportos de Natal, Governador Aluízio Alves, e o Aeroporto de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado. Ambos são as portas de entrada para o Rio Grande do Norte. Mas, você sabia que existem pistas existentes que podem receber avião?
A maioria são aeródromos, no qual o diferencial destas pistas são para uso particular, uma vez que ficam em fazendas ou condomínios aéreos. Exemplo disso é o Aeródromo Campos de Melo (Ceará-Mirim), Fazenda Bebida Velha (Touros), Karelli (Parelhas), Severino Lopes (São José de Mipibu).
Ainda há aeroportos municipais que estão fechados por falta de contrato com companhias aéreas, no qual sua pista recebe apenas jatos e voos particulares. Exemplo está Assu, Caicó, Currais Novos e Jardim de Angicos. Nem terminal de passageiros estes lugares apresentam.
O Aeroporto de Caicó há anos está em reforma
A obra do Rui Mariz (seu nome) começou em setembro de 2009. Ainda mais, a mesma prevê ainda reforma no estacionamento, taxiamento, drenagem, demarcação da pista, sinalização luminosa e extração de unidade de luz. Além disso, o cronograma aponta a troca da cerca patrimonial, que chega a 3,5 mil metros.
Essa obra aconteceu no mandato de Rosalba Ciarlini. Durante o período de revitalização, o aeroporto se manteve fechado por oferecer riscos à atividade aérea. No entanto, consoante o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Em 2014 esteve no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR). Este é um programa do Governo Federal que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões para construir e reformar 270 aeroportos regionais no Brasil.
No Rio Grande do Norte, Caicó e Mossoró foram as únicas cidades contempladas. Segundo informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Estima-se que os gastos são de R$ 218,2 milhões na construção e reforma dos dois aeroportos.
O PDAR foi suspenso em meados de 2015, o que inviabilizou o prosseguimento das etapas de construção.
Em janeiro de 2022, o Aeroporto de Caicó foi interditado pela ANAC, devido a: falta de uma cerca de segurança; falta de vigilância; presença de animais de grande porte (gado) na pista e a invasão de moradores nas áreas de pátio e de pista.
Deixe um comentário