Um belo dia estava escutando a música “Pega o Guanabara e vem” fiquei pensando se a empresa de transporte natalense tem a ver com a mesma empresa que faz viagem intermunicipal. Será que tem? Este é, portanto, o objetivo da matéria.
Pesquisando no site das duas empresas e outros sites relacionados ao transporte rodoviário. Primeiramente, vou contar a de Natal.
De acordo com o Transportes Guanabara, a empresa surgiu em julho de 1969 na Av. Ruy Pereira dos Santos, no bairro de Olho D’Água, na cidade de São Gonçalo do Amarante, que fica na Grande Natal. Além disso, a empresa começou com uma frota de apenas sete ônibus, que faziam a linha Rocas – Quintas.
Inicialmente era administrada pela família Olinto Meira e, posteriormente, na Família Queiroz.
Como Natal estava em expansão, a Guanabara acompanhava esse crescimento, e em uma década, já havia comprado dez outras empresas. Posteriormente, o ano de 1975 veio a aliança entre a Guanabara e a Unidos. Com a parceria, houve um incremento na frota, resultando em 75 veículos à sua composição. Este aumento contribuiu para a expansão do atendimento em Natal.
A partir daí a Transportes Guanabara cresceu em ritmo acelerado, adquirindo novas empresas e ultrapassando as fronteiras de Natal com o surgimento, em 31 de maio de 1996, da Expresso Oceano, empresa do grupo que faz as linhas intermunicipais.
Desde 2017 há mudança na gestão empresarial
Em 2011, a gestão da Guanabara e Expresso Oceano veio a administração do grupo Metropolitana de Recife o qual passou a administrar 70% da empresa. Além disso, desde o ano de 2017 o grupo Metropolitana passa a administrar 100% da Empresa Guanabara que por sua vez incorpora a Expresso Oceano assumindo todas as suas linhas.
A Guanabara Intermunicipal tem origem cearense
A Expresso Guanabara (a natalense se chama Transportes Guanabara) é uma empresa brasileira de Transporte rodoviário fundada em 1º de agosto de 1992 e sediada em Fortaleza, Ceará. Foi criada por Jacob Barata quando este adquiriu a antiga Expresso de Luxo, que estava em operação desde os anos 1950.
A Guanabara surgiu em 1º de agosto de 1992. Sua história começou quando o empresário carioca Jacob Barata adquiriu o controle acionário da Expresso de Luxo, esta pertencente ao grupo Irmãos Paula Joca e que estava em atividade desde 1950. Os empregados da antiga empresa não receberam alguma demissão.
Além disso, esta é uma empresa pertencente ao Grupo Guanabara e atua em vários estados brasileiros.
Pera, existe uma relação?
O Grupo Guanabara é um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil, fundado pelo empresário Jacob Barata em 1968 na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, um ano antes da Guanabara natalense “nascer”.
O mesmo possui uma frota de 4 200 ônibus distribuídos em cerca 20 empresas de ônibus, além de um banco, concessionárias, operadora de turismo, hotéis, drogarias, hospitais e imóveis.
As empresas do grupo operam nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, e emprega mais de 20 mil funcionários.
Apesar do nome, a Transportadora Guanabara e a Expresso Guanabara não são do mesmo grupo.
Deixe um comentário