O dia 02 de fevereiro é conhecido por Dia de Iemanjá, onde praticantes da Umbanda e do Candomblé, além de simpatizantes das religiões de matriz-africana, vão as praias de Natal, e outras partes do Brasil, entregar as suas oferendas e pedir proteção ao ano que apenas está começando.
Entre as oferendas estavam flores, perfumes e outros presentes. Segundo a religião, a orixá é uma mulher que gosta de mimo a partir de preces e súplicas, enchem as cestas, que vão por embarcações para alto mar.
Iemanjá, para quem não sabe, é um orixá de grande poder e importância ao ter o seu nome diretamente ligado à origem de várias divindades. Mas, como foi este acontecimento em Natal?
O evento do cortejo de Iemanjá em Natal teve a organização da Nação Zamberacatu. Há 12 anos faz um cortejo em parcerias com outros grupos. Eles saíram da Ponta do Morcego, na Praia de Miami, em direção a famosa estátua da Iemanjá, que fica na Praia do Meio.
Durante a andança havia crianças, adultos e idosos felizes por celebrar a também que recebe a alcunha de “rainha do mar”. Além disso, muitos foram a praia para entregar flores e oferendas, sem contar que tomaram aquele banho para ter boas energias.
Depois do cortejo, houve apresentações musicais e muita festa na região. O Brechando tirou bastante foto de como aconteceu a festa com a finalidade de realizar um fotodocumentário do evento da Iemanjá em Natal. O álbum está disponível logo abaixo e só clicar, portanto, a seguir.
Deixe um comentário