Carnaval no pranchão em Natal, como é?

Carnaval no pranchão em Natal, como é?

Compartilhe:

Pranchão em Natal é algo comum no carnaval, que é simplesmente um trio elétrico bem menor que fica mais próximo do público. É como se fosse surfar próximo do público, bandas como Detroit, já realizaram inúmeros shows nas praias urbanas da cidade durante a folia de momo e, logo, arrastava as mais diferentes multidões. 

Fotografia acima: Arquivo/Prefeitura do Natal

Nos anos 80, após a Tragédia do Baldo, as pessoas passaram a participar do carnaval de praia e um trio elétrico pranchão circulava na orla das praias urbanas tocando músicas da época. Para quem não tinha dinheiro para uma casa de praia, assistir aos shows eram um verdadeiro presente. Mas, qual foi a origem do pranchão?

Primeiro vamos falar do Trio Elétrico

De acordo com a Agência Brasil, a tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como “Fobica”. No domingo de Carnaval daquele ano, eles subiram a ladeira da montanha em direção à Praça Castro Alves e Rua Chile, na capital baiana. Por volta das 16 horas, arrastaram milhares de pessoas. Dodô e Osmar, em cima da fobica decorada e eletronicamente equipada, fizeram, assim, sua primeira aparição como os inventores do trio elétrico.

Sabe aquela pessoa que transforma o paredão em palco? Mais ou menos isso que aconteceu.

No ano seguinte trocaram de carro por uma pick-up Chrysler Fargo e adicionaram um triolim (guitarra tenor) tocado pelo amigo Temístocles Aragão formando, assim, o “trio elétrico”; em 1952 mais inovações foram introduzidas formando um total de oito alto-falantes, geradores adicionais, e receberam seus patrocínios.

Você pode ler também:  Natal com 421 anos: Mais cartões da Telern

Na década de 60, os trios ficaram cada vez mais altos e na década de 70 começaram a participação de vocais, com o pioneirismo de Moraes Moreira. Até o ano de 1992, os Trios Elétricos eram montados sobre caminhões trucks, quando Arsênio Oliveira do Trio Elétrico TOP 69, teve a ideia de montar sobre uma prancha de reboque o trio elétrico para ser puxado por um cavalo mecânico, criando assim o primeiro Trio Elétrico carreta do país.

Na época que o trio elétrico surgiu apenas Pernambuco e Bahia utilizavam o instrumento, somente décadas posteriores em Natal começou a utilizar, principalmente nos anos 80 para as campanhas políticas.

O pranchão

O pranchão do carnaval de Natal surgiu na década de 80, quando as bandas de baile tocavam na Praia do Meio e Praia dos Artistas. Bandas como Impacto 5 e Detroit se apresentavam, onde se concentravam em um determinado bar e percorriam por toda a praia.

Os shows animavam os mais diferentes públicos e contavam até com o apoio da Prefeitura do Natal. Veja o cartaz a seguir:

Já passou um carnaval de pranchão? Deixe aqui, portanto, o seu comentário. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí