O desfile cívico com uma característica mais militar é algo que se inicia na década de 1920, muito influenciado pelo fim da Primeira Guerra Mundial. O objetivo era mostrar o poderio bélico e como funciona as Forças Armadas de cada país. Além disso, se intensificou na Era Vargas, durante a década de 1930 e, sobretudo, no Estado Novo, depois de 1937.
Um desfile militar ou parada militar é um ato ou evento que no que os soldados de uma ou mais unidades do exército de uma nação ou organização militar marcham ordenadamente em formações através das ruas de uma cidade antes uma autoridade e o público assistente; seja com propósito cerimonial, de render honras, comemorativo ou de propaganda (mostrar a capacidade armamentista e de forças da nação que o realiza). Além disso, durante o mesmo levam seus uniformes, distintivos, bandeiras e parte de suas armas e veículos. Costumam estar acompanhados de música ou marchas militares.
Os desfiles costumam ensinar a capacidade dos diferentes exércitos de que se compõe a milícia: marinha, força aérea e exército, e em alguns casos, também das forças policiais. Geralmente são presididos, nos atos nacionais, pelo chefe de Estado. Além disso, participam órgãos institucionais e também de escolas.
No Brasil é comum acontecer em 7 de setembro, período que celebra a Independência do Brasil. Em Natal, geralmente, ocorre na Praça Pedro Velho. Por isso, o Brechando selecionou algumas fotografias de desfile antigos.
Confira, portanto, a seguir.
Deixe um comentário