Desfile Cívico-Militar que já aconteceu no RN em fotos

Desfile Cívico-Militar que já aconteceu no RN em fotos

Compartilhe:

O desfile cívico com uma característica mais militar é algo que se inicia na década de 1920, muito influenciado pelo fim da Primeira Guerra Mundial. O objetivo era mostrar o poderio bélico e como funciona as Forças Armadas de cada país. Além disso, se intensificou na Era Vargas, durante a década de 1930 e, sobretudo, no Estado Novo, depois de 1937.

Um desfile militar ou parada militar é um ato ou evento que no que os soldados de uma ou mais unidades do exército de uma nação ou organização militar marcham ordenadamente em formações através das ruas de uma cidade antes uma autoridade e o público assistente; seja com propósito cerimonial, de render honras, comemorativo ou de propaganda (mostrar a capacidade armamentista e de forças da nação que o realiza). Além disso, durante o mesmo levam seus uniformes, distintivos, bandeiras e parte de suas armas e veículos. Costumam estar acompanhados de música ou marchas militares.

Os desfiles costumam ensinar a capacidade dos diferentes exércitos de que se compõe a milícia: marinha, força aérea e exército, e em alguns casos, também das forças policiais. Geralmente são presididos, nos atos nacionais, pelo chefe de Estado. Além disso, participam órgãos institucionais e também de escolas.

No Brasil é comum acontecer em 7 de setembro, período que celebra a Independência do Brasil. Em Natal, geralmente, ocorre na Praça Pedro Velho. Por isso, o Brechando selecionou algumas fotografias de desfile antigos.

Confira, portanto, a seguir.

Desfile com as alunas do CIC

Na época, o CIC era composto eventualmente de um corpo discente só de meninas.

Atheneu

Antes, somente homens poderiam adentrar ao colégio público mais antigo do Rio Grande do Norte. E as mulheres estudavam em uma outra unidade.

Década de 40

O Exército Brasileiro desfilando os seus tanques de guerra num período pós Segunda Guerra Mundial. Além disso, o feito continua durante os desfiles de 7 de setembro. 

Na antiga Governadoria

Na imagem acima mostra o desfile cívico no antigo Palácio Potengi, onde hoje funciona a Pinacoteca do Estado. Os registros apontam que o acontecimento foi no ano de 1922.
Você pode ler também:  Realmente existiu o Dr Barata na Ribeira?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí