Brechando/Curiosidades / Qual foi a primeira rádio da FM do RN?

Qual foi a primeira rádio da FM do RN?

rádio FM do RN

A comunicação no Rio Grande do Norte mudou bastante depois da metade do século 20. Foi nesta época que surgiram a Tribuna do Norte e Diário de Natal, a Rádio Poti era a referência de notícia rápida e na década de 70 e 80, por conseguinte, surgiram os primeiros canais de televisão. Entretanto, pouca gente…

Compartilhe:

A comunicação no Rio Grande do Norte mudou bastante depois da metade do século 20. Foi nesta época que surgiram a Tribuna do Norte e Diário de Natal, a Rádio Poti era a referência de notícia rápida e na década de 70 e 80, por conseguinte, surgiram os primeiros canais de televisão.

Entretanto, pouca gente sabe quando surgiu a primeira rádio FM do RN e vamos contar a sua história a seguir.

Surgimento da FM no Brasil

Rádio FM consiste na utilização de radiodifusão mediante modulação em frequência (FM). Diferentemente da AM, que transmite sinais modulados na amplitude. Foi o engenheiro estadunidense Edwin Armstrong que inventou neste tipo de radiofusão em frequência.

A faixa de transmissão FM, utilizado para transmissão por emissoras de rádio FM difere entre as diferentes partes do mundo. Na Europa e África (Região 1 da UIT), abrange 87,5-108,0 megahertz (MHz), enquanto na América (ITU Região 2) varia entre 87,7-108,0 MHz. No Brasil, por exemplo, pode chegar entre 76 a 108 MHz.

É fundada por Anna Khoury a Rádio Imprensa no Rio de Janeiro (atual Mix FM Rio), sendo a primeira Rádio em FM do Brasil.

E qual foi a primeira rádio FM no RN

A rádio FM em Natal somente surgiu após 30 anos, mais precisamente nos anos 80. Inicialmente, o nome da rádio era Reis Magos, em alusão ao nome de um dos principais pontos turísticos da capital potiguar. Se você não está associando o nome, atualmente é a rádio 96FM. Tinha como inspiração a Jovem Pan, tanto que a primeira voz da vinheta “96” é a de Emílio Surita do Pânico.

O objetivo inicial era atingir a classe A/B, com músicas voltadas ao pop e rock. Hoje, eles tocam músicas da galera, como axé, suingueira e, não podendo deixar, o forró. Sim, ela existe até hoje. Além disso, eles também são famosos pelo os seus noticiários e blitz promocionais nas principais ruas.

Fim das rádios AM

Com o problema de interferências nas cidades, o Brasil resolveu migrar as antigas rádios AM para a frequência 76 a 87 MHz, que pertenciam à tv analógica, após a aprovação da televisão digital. Assim, as estações de rádio passarão a ocupar a faixa de frequência adjacente à das rádios FM.

Comentários

Uma resposta para “Qual foi a primeira rádio da FM do RN?”

  1. A Rádio Reis Magos FM iniciou suas transmissões em caráter experimental em dezembro de 1981. Nessa fase apenas transmitia músicas e a cada intervalo de meia hora, uma vinheta dizendo “Rádio Reis Magos FM, transmitindo em caráter experimental”, e voltava para a programação musical.
    Foi inaugurada oficialmente no dia 06 de janeiro de 1982 e a partir daí começa a sua programação com inserção de comerciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus