Brechando/Curiosidades / Amizade de Cascudo e Onofre Lopes no Dia do Amigo

Amizade de Cascudo e Onofre Lopes no Dia do Amigo

Amizade de Câmara Cascudo e Onofre Lopes no Dia do Amigo, para não dizer que falei de uma importante amizade do RN.

Compartilhe:

Hoje, 20 de julho, é dia do amigo, mas resolvemos falar sobre uma amizade famosa no Rio Grande do Norte: Câmara Cascudo e Onofre Lopes. Eles eram que nem a música de Roberto Carlos: Amigos de fé, irmãos e camaradas.

Onofre Lopes não é apenas nome de hospital, como também é um médico famoso na cidade e o primeiro reitor da UFRN. Além disso, Cascudo e Lopes eram defensores assíduos da criação da Universidade do Rio Grande do Norte.

E esse reflexo desta amizade pode ser visto em várias manifestações públicas de carinho e afeto. Eles se conhecem desde a juventude e falamos um pouco nesta matéria onde se conheceram.

No livro “Na Ronda do Tempo”, em 1969, tem o prefácio de Lopes, que escreve desta seguinte forma:

“Meu velho e sempre nôvo Cascudo: Deseja você, sob o impulso afetuoso da amizade que seja eu o prefaciador dêste seu Diário de 1969(…)” “(…)você é a mais antiga Universidade do Rio Grande do Norte.” “Êste seu livro, meu caro Cascudo, desvenda-nos agora os tesouros de sua alma, as nuances infinitas de um espírito rejuvenescido nas emoções mais puras que um homem pode usufruir.”

Neste livro, Cascudo narra o tempo que foi internado no Hospital Onofre Lopes após a insistência do amigo.

Cascudo na frente fazendo munganga e Onofre Lopes se greando ao fundo (Fotos: Insituto Ludovicus)

Prêmios e publicações marcam mais a amizade

Por conta desta amizade, no ano de 1967, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, confere a ele o título de Professor Emérito. A solenidade ocorre no dia 21 de março, sendo reitor o Professor Onofre Lopes. Com este título a Universidade presta a Cascudo uma grande homenagem ao reconhecer o seu caráter de “mestre de maior saber e talento“.


Além disso, no mesmo ano, publica as obras “Jerônimo Rosado”, “Mouros, Franceses e Judeus”, “Folclore no Brasil” e o 1o volume da “História da Alimentação no Brasil”.

Além disso, Cascudo recebe o nome do museu organizado pela própria UFRN.

Já em 1971, o Onofre Lopes, quando ainda era reitor da instituição, insiste com Cascudo para a publicação na Imprensa Universitária e ele resiste. No entanto, o Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, presente ao cerimonial de transmissão da reitoria da UFRN, em Natal, expressa interesse na publicação do livro, que finalmente é lançada. O livro se chama, portanto, ““Civilização e Cultura”, tratado de Etnografia Geral com 741 páginas. O livro, concluído em 1962, passou 11 anos para ser publicado, tendo ficado 9 anos perdido. Inicialmente seus originais foram entregues à Imprensa Estadual de Pernambuco, sem cópias existentes em Natal. A administração da Imprensa é mudada e em 1964 os originais tinham desaparecido. Em 1970, eles reaparecem, sendo reenviados a Cascudo, amarrotados, sujos, riscados e com capítulos incompletos. Cascudo, decepcionado, guarda-os numa gaveta.

Para ter uma ideia de como essa amizade era grande, Onofre Lopes era médico da família.

Também é publicado o livro “Movimento de Independência no Rio Grande do Norte”.

Amizade durou até a morte mesmo

Eram tão amigos que o encantamento destes dois foram praticamente próximos. O Onofre Lopes faleceu em 1984 e, dois anos depois, foi a vez de Cascudo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus