Brechando/Artistas Potiguares / Este jovem galego é famoso no forró

Este jovem galego é famoso no forró

Dorgival Dantas

Estou falando do cantor e compositor Dorgival Dantas. Galego é uma expressão nordestina para referir alguém loiro. Este loirinho nasceu na cidade de Olho D’Água dos Borges, no dia 5 de janeiro de 1971.  Começou ainda na adolescência, apresentando acordeon pelo interior do RN. Aos 17 anos, no entanto, aprendeu a tocar teclado, como na…

Compartilhe:

Estou falando do cantor e compositor Dorgival Dantas. Galego é uma expressão nordestina para referir alguém loiro. Este loirinho nasceu na cidade de Olho D’Água dos Borges, no dia 5 de janeiro de 1971.  Começou ainda na adolescência, apresentando acordeon pelo interior do RN. Aos 17 anos, no entanto, aprendeu a tocar teclado, como na foto acima.

Iniciou a carreira tocando no Grupo Show Terríveis, da cidade de Natal, na qual permaneceu durante 8 anos. Dorgival Dantas também conhecido pelo apelido “O Poeta”, uma vez que a maioria de suas canções falam de amor.

A seguir, portanto, algumas músicas de Dorigval no Spotify, para você escutar:

Por falar na banda Terríveis, a Solange Almeida também começou a sua carreira musical no grupo.

Mas, voltando a falar de Dorgival, o cantor no final dos anos 90 mudou-se para Fortaleza,. Lá, atuou como compositor, produtor de bandas locais e, por conseguinte, tentava o reconhecimento como artista. A carreira de Dorgival estourou quando a música “Coração” fez sucesso com Aviões do Forró e outros artistas começaram a gravar as suas músicas.

Já teve canções gravadas por Cristiano Araújo, Michel Teló, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Alexandre Pires, César Menotti e Fabiano, Maria Cecília & Rodolfo, Jorge e Mateus, Gabriel Gava, Marcos & Belutti, Flávio José, Waldonys, Rastapé, Felipe Araújo, Frank Aguiar, e etc.

Entre as composições de Dorgival Dantas destacam-se: “Tá na cara”, “O dia”, “Coração“, “Minha Maria”, “Perdão meu filho”, “Menino chorão”, “Casa velha de sapé” e “Paixão escondida”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus