Os colecionadores de LP adoram ouvir e ler resenha sobre os mais variados discos. Foi por causa desta vibe, que Leonardo Galvão e Eduardo Pandolphi resolveu criar um canal para falar de discos em vídeo. A ideia é para chamar de “Que Disco é Esse?”. Ainda mais, a intenção dos dois é mostrar que escutar música não é apenas clicar em uma faixa e ligar a caixa via bluetooth, é muito mais!
Ao saber o significado de uma letra, saber o contexto histórico ou social em que ela foi escrita, muda significativamente a forma de ouví-la.
““O mundo é um moinho” (música emblemática da obra do sambista Cartola) pode ter sido feito para sua filha adotiva que iria lidar com as adversidades da vida ou mesmo que Cartola tenha feito para uma jovem a qual se apaixonou. A nossa percepção muda ao ouvir a música. Ou ainda saber o porquê do apelido de Cartola para Angenor de Oliveira, uma vez que se deve ao fato do mesmo usar o chapéu. Além disso, era uma forma de proteger como pedreiro para que não se sujasse”, comendou Leonardo Galvão, que também é criador do Ribeira Boêmia.
A intenção, de acordo com Eduardo Pandolhi, é, portanto, gravar vídeos em formato de bate-papo e disponibilizá-los nos canais de música e redes sociais. “Inclusive, a gente já criou uma conta no Instagram, quem quiser seguir já pode procurar: @quediscoesse”, afirma Eduardo.
A periodicidade sobre as publicações ainda estão sendo definida pelos autores do projeto, mas tudo indica que será em caráter quinzenal.
Quem está fazendo o Que Disco é Esse?
Eduardo Pandoplhi é radialista formado pela UFRN e atualmente servidor da TVU e FMU da UFRN; estudioso e curioso sobre música, possui um conhecimento vasto acerca de compositores, músicas e discos. Além disso, possui uma segunda carreira como Lutihier (profissional que constrói instrumentos musicais) construindo cavaquinhos.
Leonardo Galvão é músico, psicólogo e produtor cultural do projeto Ribeira Boêmia. Outro grande curioso e estudioso sobre o gênero do samba.
Deixe um comentário