Brechando/Cidades / Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?

Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?

Bar Quintandinha

Muitos utilizam até hoje o bar como ponto de referência no Alecrim, embora está desativado há alguns anos.  Assim como a Praça do Relógio, a Feira e o Camelódromo, a Bar Quintandinha é um lugar marcante do bairro da zona Leste. Mas, poucos sabem de sua história e o Brechando resolveu, portanto, desvendar um dos pontos…

Compartilhe:

Muitos utilizam até hoje o bar como ponto de referência no Alecrim, embora está desativado há alguns anos.  Assim como a Praça do Relógio, a Feira e o Camelódromo, a Bar Quintandinha é um lugar marcante do bairro da zona Leste. Mas, poucos sabem de sua história e o Brechando resolveu, portanto, desvendar um dos pontos históricos da capital potiguar.

Apesar do nome, a Quintandinha não vendia frutas e surgiu muito antes da Praça Gentil Ferreira, uma vez que a sua inauguração aconteceu em 1938. Já a conhecida a Praça do Relógio, por sua vez, só recebeu a inauguração no ano seguinte.  A foto acima mostra como o bar não passava despercebida no Alecrim.

O bar bombou mesmo na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, onde os americanos e brasileiros se reuniram para falar os inúmeros assuntos possíveis. Além disso, o local nos anos 80 era palco principal dos comícios políticos e manifestações culturais. Lá presenciou o discurso de João Goulart e manifestações contra a Ditadura Militar.  Um exemplo está o Diretas Já em 1984, visto que reuniu milhares de pessoas em volta a Praça Gentil Ferreira, principalmente na Quitandinha.

Antes de qualquer Fast Food pisar em Natal, o Quintandinha funcionara 24 horas por dia.

Assim como o Beco da Lama está para a Cidade Alta, o Quitandinha está para o Alecrim, onde os boêmios varavam as madrugadas. Lá era frequentado desde os jornalistas até grandes personalidades da política do Rio Grande do Norte.  O local ainda era espaço para os principais shows da cidade, onde artistas locais e nacionais alegravam a juventude natalense.

Recebeu muitos artistas famosos, como por exemplo a Marinês e Sua Gente, Zito Borborema, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Antonio Marcos.

E o Bar Quitandinha ainda existe?

Entretanto, o Quintandinha foi demolido no final dos anos 80 juntamente com o Mercado Público com a finalidade de ampliar a Praça Gentil Ferreira. Tentaram criar uma nova unidade dentro da Praça Gentil Ferreira, mas sem o sucesso de antes. Hoje o espaço é base da Guarda Municipal de Natal.  Veja a imagem a seguir:

Base da Guarda Municipal na Praça do Relógio era onde ficava o Quitandinha

 

Comentários

Uma resposta para “Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus