Brechando/Curiosidades / Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?

Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?

Alcoólicos Anônimos

Pouca gente sabe, mas os Alcoólicos Anônimos, também conhecida como AA, utiliza fichas para incentivar os frequentadores a parar de beber, que são coloridas e colecionáveis. Inicialmente, o alcoólotra recebe uma ficha amarela, que representa o primeiro dia que deixa de beber. Para entender melhor é como se fosse ganhar aquela insígnias do ginásio no…

Compartilhe:

Pouca gente sabe, mas os Alcoólicos Anônimos, também conhecida como AA, utiliza fichas para incentivar os frequentadores a parar de beber, que são coloridas e colecionáveis. Inicialmente, o alcoólotra recebe uma ficha amarela, que representa o primeiro dia que deixa de beber. Para entender melhor é como se fosse ganhar aquela insígnias do ginásio no Pokémon, para quem gosta de jogar ou assiste os episódios do anime.

Mas, como surgiu a ideia?

O uso de fichas pelos grupos de AA, aconteceu na década de 70 e foi uma ideia brasileira, que outros países também adotaram ao longo do tempo. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o “Evite o primeiro Gole”. É normal ver reportagens com pessoas segurando essas fichas para mostrar o orgulho de ter parado de beber.

A medida que vai avançando o tempo que ficar sem beber, eles recebem fichas de outras cores, no qual representa um instrumento motivacional para continuar sóbrio. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. A quebra deve ser feita por algum membro que seja padrinho do alcoólotra.

Eu descobri esse esquema das fichas através de uma cena da terceira e última temporada da websérie “Septo“, no qual a atriz Alice Carvalho, que faz a personagem protagonista Jéssica, descobriu as fichas do seu pai que é alcoólotra e reconheceu as tentativas do seu progenitor ao tentar parar de beber, apesar dos dois entrarem em conflito o tempo todo. Por isso, resolvemos postar após a publicação do último episódio da série para você não sofrer spoiler e saber mais sobre essa curiosidade.

Durante a cena é visto fichas amarelas, azul e rosa, no qual mostram o período das vezes que o pai da personagem tentou parar de beber e isso causou uma reflexão para todos que assistem.  Muita gente chegou a perguntar nos comentários do vídeo de onde surgiu essas fitas e eu fui pesquisar para saber a origem dessas fichas.

Existe um padrão para essas cores de fichas ?

Não há um padrão, mas o mais utilizado no AA do Brasil é o seguinte:

1 dia – amarela
3 meses – azul
6 meses – rosa
9 meses – vermelha
1 ano – verde
2 anos – verde gravata
5 anos – branca gravata
10 anos – amarela gravata
15 anos – azul gravata
20 anos – rosa gravata
25 anos – vermelha gravata

A personagem Jéssica, interpretada Alice Carvalho, descobrindo as fichas de AA (Foto: Brasileiríssimos)

Portanto, mostra que o pai da Jéssica ficou o tempo máximo de seis meses sem beber, deixando a protagonista sentida e entender que seu progenitor tentou diversas vezes parar de beber.

Para assistir o episódio referência desta reportagem, assista neste link e veja a websérie Septo, produzida totalmente no Rio Grande do Norte.

 

Comentários

Uma resposta para “Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?”

  1. João

    Sobre as fichas de A.A., elas precisam ser compradas da JUNAAB, ou podem ser feitas a parte. Pois o início foram feitas com as fichas de Cassiano e logi depois eram dadas fichas de telefone para entrar em contato com o padrinho caso ouve-se necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus