Brechando/Cidades / Quem foi a primeira usar biquini em Natal ?

Quem foi a primeira usar biquini em Natal ?

Natal é uma cidade conservadora, isto ninguém pode negar. Botou os comunistas para correr, adorava o que os norte-americanos faziam e sempre adoram dizer que o passado é melhor que o presente. Porém, alguns natalenses ousaram em furar essa bolha e uma delas foi a Lêda Wanderley, conhecida como a primeira mulher a usar biquini…

Compartilhe:

Natal é uma cidade conservadora, isto ninguém pode negar. Botou os comunistas para correr, adorava o que os norte-americanos faziam e sempre adoram dizer que o passado é melhor que o presente. Porém, alguns natalenses ousaram em furar essa bolha e uma delas foi a Lêda Wanderley, conhecida como a primeira mulher a usar biquini na capital do Rio Grande do Norte entre os anos de 1948 e 1949.  De acordo com o livro Dos Bondes aos Hippie Drive-In dos irmãos Carlos e Fred Siszesnando, mesmo com poucos banhistas na Redinha, o alvoroço foi grande e a novidade se propagou pela cidade.

Wanderley é simplesmente a mãe do roqueiro Leno, que abriu as portas do Rock and Roll no Rio Grande do Norte. Além disso, ela é prima do dramaturgo Sandoval Wanderley, nome de teatro abandonado no bairro do Alecrim, zona Leste da cidade.  A famíia Wanderley é reconhecida por formar inúmeros intelectuais, gerando jornalistas, oradores, músicos, pintores, poetas, escritores e dentre outros.  Neste mesmo período, Lêda casou com o coronel do Exército Osório Azevedo, o pai do Leno. A família morou muitos anos no Rio de Janeiro e ela reingressou à capital potiguar após sua viuvez.  Além de Leno, eles tiveram uma filha chamada June.

 

Lêda Wanderley com o seu biquini

Depois os biquínis mudaram para uma outra praia, a “Ponta do Morcego”, onde hoje fica a praia de Areia Preta, também conhecida como Miami. O impacto foi tão grande que as moças foram orientadas pelo delegado e capitão Faustino a se limitarem a tomar banho em frente ao posto salva-vidas sob os olhares mais que atentos dos soldados Ildefonso e Galego. Lá da delegacia, que funcionava onde hoje é o Restaurante (hoje, salão de festas) Chaplin, o delegado acompanhava tudo de binóculo.

No final dos anos 1960 todos os umbigos estavam à mostra, sem constrangimentos, nas Praias do Forte e dos Artistas. Fazendo que todo mundo use essa peça na hora de dar aquele banho no mar ou na piscina.

Procurando o Instagram do cantor Leno, achamos uma foto dele com Lêda Wanderley andando pelo Midway Mall. Confira a fotografia a seguir:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leno Azevedo (@lenoazeveddo) em

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus